quarta-feira, 6 de março de 2019

Gênesis 17

No capítulo 16 aprendemos sobre a história de Ismael. Quando Sarai já sem esperanças de gerar um filho fala pra Abrão que ela se edificará tendo filhos através de sua serva Agar. É isso mesmo, ela manda seu marido pegar sua escrava. Então nasce Ismael.

Depois de 13 anos deste acontecimento, ou seja, do nascimento de Ismael, Deus aparece a Abrão e novamente fala para ele de sua aliança. Deus então muda o nome de Abrão para Abração que significa pai de nações [ou multidões].

Deus institui a circuncisão como símbolo da aliança de Abraão com Deus e promete a Abraão um herdeiro, filho de Sara [ah, Deus também muda o nome de Sarai para Sara], o que Abraão dá uma risadinha duvidando disso mas o SENHOR diz que isso vai sim acontecer. Abraão então circuncisa todos de sua casa, e a história acaba.

Melhor parte agora, comentários e curiosities

Acho que já está na hora de falar de Deus, isso mesmo de Deux. Até aqui Ele já se apresentou de várias formas: Deus, SENHOR, Deus Altíssimo, Deus Todo-Poderoso e mais a frente vermos outras formas nas quais o SENHOR se apresenta.

Quando vemos escrito na bíblia Deus, no original Hebraico a palavra é אֱלֹהִ֑ים (elohim). Quando lemos SENHOR, tudo maiúsculo, no Hebraico é יְהוָ֣ה (yaweh) ou como falam em Português Jeová/Javé. Quando no capítulo 14 Melquisedeque abençoa Abrão ele diz: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo [...]", aqui em Hebraico Deus Altíssimo אֵ֣לעֶלְי֔וֹן (el elyom) e aqui no 17:1 ele se apresenta como o Todo-Poderoso; אֵ֣לשַׁדַּ֔י (el saday). Já notaram que na bíblia de vocês há dois "senhores"? Quando estiver escrito SENHOR em maiúsculo o original é Yaweh mas se for minúsculo ou só o "s" maiúsculo a palavra no hebraico é Adonai, que é o termo usado para "senhor". Os judeus não pronunciam o nome de Deus [dizem que é um mandamento não falar o nome de Deus em vão] então sempre que estiver escrito Yaweh eles falam adonai. Em escritos ao invés de escreverem Deus eles escrevem D'us.

Acerca da mudança do nome de Abrão para Abraão, como sempre, há diferentes interpretações. No verso 5 Deus fala  "Abrão já não será teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí." Onde tem "numerosas" no texto em Hebraico a palavra é הֲמ֥וֹן (hamon) significando, multidão, abundancia. Notem a primeira letra הֲ (hey) e vamos comparar em Hb., Abrão אַבְרָ֑ם e Abraão אַבְרָהָ֔ם, vejam que houve a adição da letra הָ֔ na penúltima sílaba. Ellicott, Pulpit e Gill's estão em comum acordo de que a mudança para o -aham vem do Árabe que quer dizer multidões, porém olhando para as palavras eu acredito que não tem nada a ver com o Árabe e sim com a adição do hey, e essa linha de pensamento é compartilhada por Matthew Poole.

Circuncisão e aliança

Circuncisão é a retirada da pele do prepúcio do pênis. Como as histórias da bíblia são um reflexo do contexto cultural no qual ela está inserida, não seria diferente com essa parte da circuncisão. Há relatos de que os Egípcios praticavam a circuncisão muito antes do tempo de Abraão¹, apesar de ser uma prática para o sacerdócio, mas vemos que isso não foi inaugurado por Deus especificamente para isso. Mas esse rito foi instituído por Deus para separar seu povo dos demais.
Abraão [já passarei a chamá-lo assim] então obedecendo a ordem do SENHOR circuncida todos de sua casa, desde seu pequeno Isaque até os escravos. A partir deste momento para o povo de Deus [descendentes de Abraão] todo macho terá de ser circuncidado ao oitavo dia do nascimento (Gn 17:12; Lv 12:3).

Ismael

O SENHOR então fala pra Abraão que vai mudar o nome de Sarai para Sara e que ela vai lhe gerar um filho, Abraão rindo e falando com ele mesmo duvidando de que eles já eram velhos. Abraão duvidando disso ele fala pra Deus que espera que seu filho Ismael viva e Deus diz que ele não só viverá mas que também ele se multiplicará grandemente e dele sairão 12 príncipes. Sobre esses príncipes temos poucas informações. Em Gênesis 25 encontramos os nomes dos 12 príncipes, depois disso nada mais. Há muitas teorias acerca desse tema, mas não vou entrar em detalhe. Mas acreditas-se que os Árabes são descendentes de Ismael.

¹Cambridge Bible for Schools and Colleges/Herodotus, ii. 114

2 comentários:

  1. Achava que tinha acabado o estudo de Gênesis! Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa, muita coisa na faculdade mas vou retomar. mas provavelmente terei que atualizar alguns dos outros capítulos.
      na faculdade acabamos aprendendo coisas novas sobre o Antigo Testamento rsrsrs
      obrigado

      Excluir