segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Atualização sobre o artigo "Você é crente mesmo?"

Eu pensei em deletar e reescrever o artigo em questão <Você é crente mesmo?>, pois com o tempo a gente acaba ficando mais maduro e tendo mais conhecimentos acerca de determinados temas ao ponto de ter que mudar certas concepções, mas esse é um processo contínuo, não tem fim, então se eu tivesse que deletar tudo que já escrevi algum dia, iria acabar não tendo nenhum registro. Fato é que isso aconteceu com grandes teólogos como Agostinho de Hipona e Martinho Lutero onde há uma clara evidência em seus escritos ao ponto de se referirem à eles como "o Lutero jovem e o Lutero velho" para diferenciar o período em que estes mudaram algumas pontos. Um bom exemplo disso, citando Agostinho, é o fato dele ter mudado sua interpretação de 1 Tm 2:4 depois de ter formulado a doutrina da predestinação.

Pois bem, depois dessa justificativa vamos ao que interessa. No artigo eu discorri basicamente sobre o que é ser um verdadeiro crente (e aqui não falo apenas de protestantes, católicos também são crentes em Jesus[1]) e eu enfatizei o fato de ter de pertencer à alguma denominação e talvez a impressão que eu tenha deixado é a de que somente a igreja salva, se foi essa a impressão não é a minha intenção, pois quem salva é a graça de nosso bom Deus (Ef. 2:8-9). Talvez o que eu tenha que enfatizar são os frutos do salvo[2], o verdadeiro crente e não o fato de este frequentar um templo, pois há uma grande confusão em relação a esses termos, igreja x templo. Para mim a forma mais fácil de exemplificar é este: o templo é onde a igreja (povo de Deus) se reúne. Se a gente não dissociar templo de igreja, fica um pouco perigoso pois, imagine que você vai para algum país bem pobre na África onde há poucos recursos, e através do seu trabalho missionário o Evangelho converte algumas pessoas ali, se não tiver um templo elas não serão salvas? Vale lembrar que as igrejas na era apostólica se reuniam em casas e também a igreja Assembléia de Deus também começou numa casa, já que os missionários estrangeiros foram "expulsos" da Igreja Batista que os acolheu, mas não aceitavam essa doutrina do Batismo com o Espírito Santo que eles estavam pregando.

Que fique claro que minha intenção não é a de afirmar que somente aquelas pessoas que estão frequentando um templo físico serão salvas, mas a Bíblia sagrada nos dá clara instruções - como deixei claro no artigo - para que a gente esteja em comunhão e isso é costumeiramente feito num templo onde o povo de Deus se reúne, mas tenho certeza que hoje ainda há muitas igrejas que se reúnem em casas como é o caso de uma pequena congregação pentecostal do lado de onde moro, não é porque eles não têm um templo bonito que eles estejam "fora" dos padrões, talvez estão fora dos padrões que a gente acha que deva ser o certo, mas não o padrão bíblico. Infelizmente há ainda quem ensine que há uma necessidade de um local específico com uma arquitetura característica para que seja considerado "igreja". Oremos.

---
[1] apesar de os católicos mais extremos afirmarem que somente a ICAR é a Igreja verdadeira e somente lá há salvação, eu não sou obrigado a compartilhar dessa visão e em retaliação dizer que somente os protestantes serão salvos, pelo contrário, eu creio sim que os verdadeiros crentes em Jesus da ICAR serão salvos e como também há joio entre os evangélicos, também há por lá também.
[2] falo aqui salvo para não repetir o termo crente, sei que há todo um debate sobre se o salvo perde a salvação ou não, mas não é a intenção deste autor entrar nessa discussão.

Apenas uma pequena observação, aqui e em outros artigos meus eu falo algumas coisas que de acordo com a norma acadêmica eu deveria citar as fontes, e eu faço em certos casos, mas aqui eu não tenho a intenção alguma de estar dentro dessa norma sem contar que dá um trabalho danado ficar procurando as fontes e fazer as citações dentro do padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário