sábado, 22 de junho de 2019

Você é crente mesmo?

A empresa em que trabalho tem um escritório dentro do nosso fornecedor, e certo dia fui pedir ajuda a um dos funcionários de lá e notei uma pequena agenda com o símbolo da igreja adventista. Certo dia quando esse mesmo rapaz foi na minha mesa eu perguntei se ele era adventista, ele disse que não, que o chefe dele que era adventista mas me falou que também era cristão, perguntei então em qual igreja ele congregava e ele me disse que não congregava em nenhuma igreja; falei pra ele de Hebreus 10:25 que o Senhor diz para que "Não deixemos de congregar-nos [...]", mas a conversa ficou por ali.

Isso me fez pensar e resolvi escrever sobre o assunto. O fato de alguém crer na existência de Deus não é garantia de sua ida pro céu e eu quero escrever aqui o porquê. Uma passagem esclarecedora para provar essa tese é aquela passagem no evangelho de Mateus em que Jesus diz "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mt. 7:21). Nos dias de hoje é comum a frase "Deus no comando", mas parafraseando o Senhor Jesus, não é porque você fala "Deus no comando" que, quando morrer, você irá estar junto ao Pai, para que isso aconteça, é preciso nascer de novo (Jo 3:3). Mas você pode se perguntar: como nascer de novo? Primeiro é preciso confessar que Cristo é o Senhor (Rm 10:9) e se despojar do velho homem (Ef. 4:22) e se revestir "do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. " (v. 24), porque "fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que [...] assim também andemos nós em novidade de vida." Andar em novidade de vida significa deixar os velhos hábitos (1 Pe 1:14) e buscar ter uma vida de santidade (v. 16) e obediência, pois assim o nosso Senhor nos ensinou quando disse "se me amais, guardareis os meus mandamentos." (Jo 14:15).

O problema de não abrir a bíblia é não saber o que Deus quer de nossas vidas, e está tudo escrito lá. Pense num pai que fala aos seus filhos que quando ele morrer, sua herança ficará com os filhos, mas para isso cada um tem que cumprir alguns requisitos. Um dos filhos, porém, crendo que seu pai não estava falando sério e o incluiria no testamento de qualquer maneira por ser seu pai, nunca quis perguntar ao seu pai quais eram esses requisitos. Certo dia o pai morre e o advogado liga para todos os filhos afim de anunciar-lhes o que o pai havia deixado para cada um; o filho desinteressado ficou sem herança e irado com a situação perguntou ao advogado o porquê, o advogado falou que cada filho tinha que ligar para seu pai no primeiro dia do mês e falar "eu te amo", era só essa a condição, mas como o filho nunca ligara nem sequer queria saber quais eram as intenções, ficou de fora da herança. Você pode estar pensando "que pai mal!", mas eu te digo, mal não foi o filho que nunca quis saber o que agradava seu pai que tanto o amou?

"Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." (1 Jo 2:4-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário