sexta-feira, 7 de junho de 2019

Ganhando almas para Jesus; você entendeu errado.

Esse é um termo muito comum no meio pentecostal, tanto pregadores quanto irmãos falam de ganhar almas para Jesus e alguns até falam orgulhosamente de seus números. Certa vez ouvi uma irmã falando que "já tinha ganhado muitas almas para Jesus."

Determinado dia em um debate com um irmão em Cristo ele falou que eu não tinha ainda entendido a Bíblia e que eu deveria me preocupar em ganhar almas para Jesus e confesso que isso me fez pensar, não no meu estado ou responsabilidade mas nesse termo, pois a palavra ganhar significa adquirir com esforço ou recursos [em nosso caso, esforço; de pregar ou como alguns creem erroneamente, o esforço de convencer], só que olhando para a Bíblia eu não vejo nenhum verso que indique que esse pensamento esteja correto. Dizer que fulano "ganhou" uma alma para Jesus dá a entender que o mérito foi do evangelista/pregador e não da mensagem, mas não é bem assim pois quem convence o pecador não é o pregador e sim a palavra (Rm 1:16). E isso me fez lembrar das vezes que tentaram me evangelizar e lembro-me bem que sempre fui muito hostil, mas eu acho que algumas pessoas não sabem evangelizar pois elas têm a ideia errada do que é evangelizar. Já vi gente evangelizando sem mencionar uma só verso bíblico. Então como você quer que a palavra trabalhe no pecador sem falar da palavra?

Escrevi os dois primeiro parágrafos num dia e no outro continuei, nesse meio tempo fiquei meditando no assunto e buscando na memória todos os relatos de evangelismo na Bíblia e não pude encontrar nenhum onde o mensageiro tenta persuadir o pecador a ir pra igreja. Falei persuadir pois há ocasiões em que o evangelismo mais parece uma tentativa de persuasão do que uma proclamação das boas novas.

Vou mencionar apenas três relatos em que fica evidente o poder da palavra de Deus. O primeiro que me veio à memória foi a conversão do procônsul Sérgio Paulo. Lemos que o procônsul chamou Paulo e Barnabé para ouvir a palavra de Deus (v. 7) e mais à frente lemos que ele "creu maravilhado com a doutrina do Senhor" (v. 12). Você pode até argumentar que o sinal operador por Paulo teve um papel fundamental, mas ele à princípio não chamou Paulo pra ver algum sinal e sim ouvir a palavra. Outro relato que também posso citar é a conversão do Eunuco (At. 8:26-38), a história você deve conhecer bem então vou pular para a parte da palavra. Lemos que "Felipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus." (v. 35). O resultado foi mais um crente pra honra e Glória de Deus. E o que falar de Lídia (At 16:14) que ao ouvir a pregação de Paulo conheceu a verdade (Jo 8:32).

Fica evidente que não é você ou eu quem "ganha" tal pessoa para Jesus, você foi ou é um portador das boas novas, sua função é pregar a palavra e não usar de estratagemas para convencer a pessoa do seu pecado (ou o que Jesus pode fazer por ela, como é a estratégia de certas igrejas). Apenas pregue a palavra que ela irá trabalhar no pecador e ele pode tanto abrir o coração, assim como Lídia ou rejeitar a palavra (At 7:51) e não cabe a nós ficarmos insistindo ou inventando moda pra convencê-la. Se a palavra não for o suficiente, não há nada que eu ou você possamos fazer para mudar esse quadro. Lembre-se que os apóstolos operavam milagres na frente de todos e mesmo assim muitos ainda não creram.

Jesus falou "ide e pregai" e não "ide e ganhai", quem "ganha" é a ação do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário