domingo, 20 de outubro de 2019

Amar também é servir


O tema de mensagens desse mês na igreja que congrego é: Bacia e Toalha, e se propõe a falar sobre servir o próximo. Bacia e toalha nos remete ao relato escrito no livro de João no capítulo 13 onde o nosso Senhor Jesus lava os pés dos discípulos num ato de humildade, pois ele como Senhor estava se submetendo àquele trabalho. Naquela época era algo comum lavar os pés daqueles que estavam em sua casa, o senhor da casa designava um servo para lavar os pés dos convidados. É bom lembrar que naquela época não tinham estradas nem muito menos veículos como temos hoje e as pessoas caminhavam muito e como usavam sandálias, os pés ficavam sujos e o ato de lavar os pés dos convidados era um ato de quem diz “seja bem-vindo”. Em Lucas 7:44, no relato da mulher que lavou os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos, Jesus fala ao fariseu que o recebeu que este não trouxera água para seus pés. Fica aqui mais uma evidência dessa prática nos tempos de Jesus.

Pois bem, todos conhecem o mandamento “amar o seu próximo como a si mesmo”, é muito fácil falar, mas como expressar isso na prática? Você lembra qual foi a última vez que você falou eu te amo para um amigo? Eu me lembro, faz muito tempo, mas não é algo tão fácil, soa estranho as vezes né, falar que você ama sua esposa, seus filhos, é fácil, mas falar para um amigo não é tão fácil assim, não é mesmo? Mas é um dever nosso amar nossos irmãos em Cristo e amigos, as vezes isso significa dizer “eu te amo”, afinal a gente nunca sabe se ele ou ela estará com a gente amanhã. Mas o que eu quero falar é sobre servir, que é também uma forma de amar. Afinal, dizer eu te amo e não expressar isso de forma prática, parece mais algo falso como alguns relacionamentos que vemos hoje, onde a pessoa fala eu te amo hoje e está traindo seu ou sua companheira amanhã. Então nós temos que demonstrar esse amor servindo nossos irmãos, temos que estar não somente atentos, mas também disponíveis para conversar e ajudar no que for preciso, claro que dentro de nossas possibilidades. Não é a toa que os evangélicos hoje são tachados de hipócritas por pregarem algo que eles não vivem, claro que estou aqui generalizando, mas sempre há esses casos.

Mas o que é servir e como servir? Eu gosto de pensar que enquanto estamos aqui na terra, estamos em missão, e nossa missão é proclamar as virtudes de Deus, como nos escreve o apóstolos Pedro, ele diz: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2:9), e como fazemos isso? Apenas pregando? Falando que Jesus é bom que Deus é aquilo que vai resolver todos os seus problemas? Não, nós temos que demonstrar essa mudança na prática, senão vamos cair naquilo “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, ou seja, temos que estar atento às oportunidades para ajudar nossos irmãos, amigos, parentes, mesmo que eles ainda não conheçam a verdade que é Jesus Cristo, e quem sabe através desse nosso comportamento, de nossos atos, essas pessoas possam ver Jesus atuando através de nós e assim venham a conhecer a verdade. Infelizmente, há grupos religiosos que criaram essa ideia que a única maneira de fazer a obra de Deus é sendo um pastor, pregador, diácono na igreja, missionário, não, não é isso, todos nós somos sacerdotes como está escrito no texto que mencionei do apóstolo Pedro, basta a gente ter essa noção de que estamos pregando Jesus em nossas ações. Me lembro de um caso que ouvi de um médico que era um pouco frustrado por não conseguir fazer missões, pois na cabeça dele fazer missão é ir para outro lugar e pregar o evangelho, mas após participar de um seminário sobre esse assunto, ele descobriu que ele pode fazer missões no seu trabalho. A partir daquele dia, ele entendeu, e sempre que acabava o seu plantão ou expediente normal, ele dedicava um tempo a mais para atender a mais pessoas de forma voluntária, ele estava fazendo missões. Tiago escreve em sua carta que “se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentro vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?” (Tg. 2:15-16), o que Tiago está dizendo aqui é que se alguém chega pra você falando que está com fome e você diz “olha irmão, vou orar pra você e Deus vai mandar alguém te abençoar”, de nada serve essa sua fé que você diz que professa, talvez você era a providência para essa pessoa, nós é que muitas das vezes somos insensíveis e até pão duro também, sem fé, achando que se a gente der algo vai faltar para nós, isso é atitude de quem não conhece a palavra e nem o poder de Deus.

Quando eu olho para alguns dos personagens bíblicos, eu vejo missionários, homens com uma missão divina. Veja Abraão. Deus tirou Abraão de sua terra e o mandou para uma terra desconhecida e longe e falou para Abraão que dele seriam benditas todas as nações, e de fato, Jesus, nosso salvador veio da linhagem de Abraão. Davi por outro lado, teve outra missão, assim foi com os profetas, e alguns até morreram por isso, os reis, enfim. Cada um tinha uma missão específica. Nós também temos uma missão, que é proclamar as virtudes de Deus para aqueles que ainda não conhecem a verdade. É verdade que Deus separa alguns para serem pastores, evangelistas, diáconos, sim, mas isso não isenta nossa responsabilidade de amar e servir o próximo. Então essa é a mensagem que eu quero deixar aqui hoje. Amemos uns aos outros e ajudemos uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário