sábado, 6 de abril de 2019

Gênesis 25

O relato do capítulo 25 é um desdobramento dos últimos capítulos, uma vez que Sara morreu (cap. 23) Abraão solteiro desposa outra mulher, Quetura e teve seis filhos com ela, dentre eles Midiã. Também lemos o relato da morte de Abraão, dos descendentes de Ismael de a história do nascimento de Esaú e Jacó.


Curiosidades e comentários

Como já falei antes, sempre que há registros genealógicos, alguma coisa podemos extrair dele. Dos filhos de Quetura, no geral, encontramos comentários sobre Suá, Zinrã e Midiã, mas dentre todos o único que temos muitos relatos em outras partes da bíblia é Midiã, por isso não escreverei nada sobre os outros dois.
Em Juízes (Jz 6:3;6-7) lemos que os Israelitas estavam sofrendo muito por causa dos midianitas. E temos vários outros relatos sobre os midianitas (Gn 36:35, Ex 2:15,16;3:1) .

Descendentes de Ismael

Aqui também temos a genealogia dos filhos de Ismael.Também não é à toa. Lemos que Esaú desposou de duas das filhas de Nebaiote (Gn 28:9; 36:3). Isaías fala de Quedar (Is 60:7). Jeremias fala de Tema (Jr 25:23). 

Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: [...]" As duas nações ao que essa porção do texto se refere são: Israel [dos filhos de Jacó] e Edom [dos filhos de Esaú]. "[...] um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço." que se cumpriu porque os edomitas serviram aos israelitas por muitos anos. Em 2 Rs 3 lemos que quando Jorão chamou Josafá para auxiliá-lo na guerra contra Moab, sabemos que Edom já servia a Josafá (de Judá).

Esaú: foi o primogênito, o primeiro a nascer e como ele era peludo como lemos no verso 25 lhe puseram o nome de Esaú. O nome Esaú em Hb. é עֵשָׂו (esaw) e a palavra usada para "peludo" é שֵׂעָר (syawr), notem que a palavra Hebraica שֵׂ (shin) e עָ (tzade) são comum aos dois nomes. Há diversos estudos sobre a origem dos nomes tanto de Esaú quanto de Jacó. Por exemplo, Jacó em Hebraico é יַעֲקֹב (yaaqob), não há som de Jota (j) em Hebraico, nas traduções para o Latin e consequentemente Inglês e línguas com origem no Latin é que se adicionaram o Jota (j). Exemplos: Yahweh traduzido como Jávé, Yossef tradudizo como José, Yaaqov traduzido como Jacó, Yeshoshua como Josué. Só lembrando que no Grego as palavras que no Hebraico começam com Y em Grego ficou I, Yaaqov ficou Iacobus, Yehoshua ficou Iesous (tanto Josué quanto Jesus).
Jacó: יַעֲקֹב (yaaqob) e calcanhar é עָקֵב (aqeb). Houve somente a adição do Yod (יַ) e os nikkud que sao os pontos e sinais que diferenciam a pronúncia. Então o nome de Jacó é uma referência ao ato de Jacó ter segurado o calcanhar de Esaú (o cabeludo).

Por que Isaque gostava de Esaú?

A resposta textual, ou seja, se formos aplicar somente técnicas interpretativas (indutiva) vemos que a resposta está no próprio texto, pois "Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça [Esaú era um bom caçador, cf. v. 27]; Rebeca, porém, amava a Jacó." (V. 28). Nesse texto não temos o motivo do amor de Rebeca por Jacó, mas alguns comentaristas¹ afirma que é por causa do oráculo de Deus que disse "[...] o mais velho servirá ao mais moço." (v. 23), ou seja, Jacó seria maior do que Esaú (o mais velho), e, portanto, por isso que Rebeca gostava de Jacó.

Uma explicação um tanto criativa sobre o amor de Isaque por Esaú feita por Rashi é que Esaú "prendeu" Isaque pela boca. Como assim? No texto lemos "[...] porque [Isaque] se saboreava de sua caça [...]" (v. 28). Em Hb. é ki tzayid befiv (porque/por causa da caça que [ele] comia). O Rabino nessa explicação dá a entender que a palavra "tzayid" que significa caça também indica uma ação: pegar ou prender um animal com uma armadilha. Daí vem a noção de que ele [Esaú] prendeu seu pai pela boca, por causa do fruto de suas caçadas.

Primogenitura

Jacó age de forma ardilosa para conseguir o direito a primogenitura (o primogênito tinha algumas regalias exclusivas). Alguns acreditam que Rebeca havia contado a Jacó o que Deus lhe dissera a respeito do que aconteceria com o filho mais novo, então Jacó achou por bem tomar os planos de Deus nas suas mãos.
O primogênito tinha algumas vantagens, como por exemplo: porção dupla (Dt 21:17),  autoridade sobre seus irmãos (Gn 27:29,37). Não é à toa que Jacó quis esse direito.
Mas voltando ao plano de Jacó, a bíblia nos ensina em outro momento a esperar no tempo de Deus (que certamente foi o que Jacó não fez, pois Deus não aprovaria da maneira em que ele se comportou nesse caso). Jeroboão (1 Rs 18-12) foi escolhido para reinar sobre as tribos de Israel após a morte de Salomão. O profeta deixou claro que a profecia se cumpriria após a morte de Salomão, porém Jeroboão achou por bem tentar tomar o trono por conta, resultado: Salomão tentou matá-lo e ele teve que fugir pro Egito e só voltou após a morte de Salomão. Mas a profecia se cumpriu e Jeroboão foi ungido rei sobre as dez tribos de Israel pois a palavra de Deus nunca volta vazia (Is 55:11).

¹Matthew Poole

Nenhum comentário:

Postar um comentário