segunda-feira, 8 de abril de 2019

Gênesis 26

Aqui temos um déjà-vu, parecido com o relato de Gênesis 12 quando Abraão teve que ir pro Egito por causa de uma grande fome em Canaã. Então houve grande fome na terra e Isaque, ao que tudo indica, planeja ir pro Egito, mas o SENHOR aparece para Isaque e o instrui a ficar em Gerar. Isaque repete o mesmo modus operandi do seu pai e ao chegar em Gerar ele diz que Rebeca é sua irmã.

Um belo dia Abimeleque então percebe que Isaque acariciava Rebeca de tal forma que o rei suspeita de que Rebeca de fato não é irmã, mas sim esposa de Isaque. O rei então manda chamar Isaque e o confronta. Após uma conversa, o rei fala ao povo para que não mecham com Rebeca ou Isaque sob pena de morte.

Isaque então fica em paz naquela terra; por pouco tempo. Deus prospera Isaque de tal forma que o rei o expulsa da terra por ele já ser mais poderoso do que o próprio rei. Isaque então vai para o vale de Gerar e segue sua vida. Tempo depois o rei vai ter com Isaque para fazer as pazes. Esaú toma duas mulheres heteias e isso muito amargura seus pais.

Comentários e curiosidades do texto

O medo de Abimeleque

No verso 10 lemos "[...] Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito." Vamos voltar até o capítulo 20:3, onde lemos sobre a aparição de Deus no sonho de Abimeleque. No sonho Deus ameaçou o rei (por mais forte que essa palavra possa soar, é exatamente esse o sentido da frase) por causa da mulher de Abraão. Abimeleque reconheceu Deus na vida de Abraão de tal modo que o deixou viver em paz e mais tarde ele disse: "[...] Deus é contigo em tudo que fazes;" (Gn 21:22). Então quando Abimeleque afirma aqui que se acaso algo de ruim tivesse acontecido com Rebeca, certeza algo grave aconteceria com o rei.

Eseque, Sitna, Reobote

Como já vimos antes, esses nomes têm alguma coisa a ver com a situação, então vamos ver cada um. Primeiro: Eseque. Lemos deram o nome do poço porque "[...] contenderam com ele." (v. 20), a palavra, ou verbo, contender em Hb. é עָשַׂק (asaq) e o nome do poço é עֵ֔שֶׂק (eseq), mesma "grafia", o que muda é a pronúncia, marcada pelos nikkud que são esses pontinhos em cima e embaixo de cada letra. O nome do poço é Contenda, porque contenderam com eles [servos de Isaque].
Sitna: "[...] recebeu o nome de Sitna." Diferente do anterior, esse aqui é um pouco diferente, pois a palavra שִׂטְנָה (sitnah) não rima com "contenda" ou "reeb" que é a transliteração da palavra Hebraica רִיב que também quer dizer contender.
Reobote: Reobote רְחֹבוֹת (rechoboth) de acordo com Strong's quer dizer "lugares amplos" e tem sua raíz no verbo רָחַב (rachab) que quer dizer "ir ou alargar".

Amargura por causa de Esaú

No verso 34 lemos que Esaú tomou por esposa duas mulheres heteias e isso muito amargurou seus pais. Em Gênesis 24 nós lemos que Abraão ao pedir para seu servo encontrar uma esposa para seu filho Isaque, ele deu clara instruções para que não fosse nenhuma mulher dentre os cananeus, mas que fosse de sua parentela. Alguns comentaristas¹ ligam esse fato ao comando de Abraão ao seu servo (Gn 24:3), pois como vamos ver mais na frente, Jacó casou-se com uma [na verdade duas] dentre sua parentela [sobrinhas de sua mãe].

¹Cf. Benson, Ellicott

Nenhum comentário:

Postar um comentário