segunda-feira, 1 de abril de 2019

Gênesis 24

No capítulo anterior nós aprendemos sobre a história da morte de Sara e algumas curiosidades acerca do texto e esse capítulo fala da história do casamento de Isaque e Rebeca. O capítulo é um pouco extenso, são 67 versículos, então eu vou resumir de forma bem breve a história e partiremos para os comentários.

Abraão já velho preocupado com seu legado, pede para o seu servo mais antigo ir buscar uma esposa para seu filho Isaque. Abraão pede ao servo que busca uma mulher dentre sua parentela, e lhe exorta a não pegar uma mulher da terra em que eles habitam. O servo faz um juramento, pega camelos e bens e vai para a terra de Naor.

O servo ao chegar na cidade, numa fonte de onde os povos da cidade vêm tirar água, pede para Deus um sinal de quem haverá de ser a mulher que ele levará para o filho do seu servo. Tudo acontece como ele pede para Deus, ele vai para a casa da família de Rebeca, conta a que veio e tudo o que aconteceu, pede o consentimento da família de Rebeca e no outro dia parte de volta para casa de Abraão. Quando eles já estão próximos de chegar dão de encontro com Isaque que tinha saído para meditar. Isaque toma Rebeca como sua esposa.

Curiosidades e comentários do texto

Juro em nome dos seus testículos. Por mais estranha que essa frase possa parecer, há quem diga que essa frase quer dizer justamente isso, que Abraão pediu para que o seu servo colocasse a mão nos seus testículos. No verso 2 onde lemos "[...] põe a mão por baixo da minha coxa." A palavra para coxa יָרֵךְ (yarek) também é traduzida como lombo ou quadril (Gn 46:26; Ex 1:5). Eu confesso que tenho certa dificuldade de acreditar que aqui o texto está falando das partes íntimas de Abraão. Vemos a palavra sendo usada para falar do quadril, que é a região do nosso corpo que acomoda as partes íntimas, tanto do home quanto a mulher, em duas ocasiões conforme já mencionei acima. Mas fica aí a dúvida.

Verso 10 "Tomou o servo dez dos camelos [...] levando consigo de todos os bens dele [...] pariu [...] para a cidade de Naor." Não leia "todos" os bens de forma literal aqui, até porque Abraão tinha muitos bens (Gn 13:2), dentre os bens, gado, então não tinha como levar tudo, e o fato de no texto está escrito "dez dos", o "dos" infere que foram escolhidos de um montante, ou seja, não todos, mas sim dentre os camelos [bens]. Tal comitiva servia para carregar alimentos o suficiente para a ida e volta e também levar presentes(v. 22;53).
Partiu para terra de Naor. Lembra que lemos um relato sobre Naor em gênesis 22? O autor introduziu naquele capitulo essa informação de forma que não restasse dúvida de como Abraão soube acerca do paradeiro seus parentes.

O encontro com Rebeca

Resumirei com essas palavras. O servo de Abraão pediu um sinal para Deus, de quem viria a ser a sua futura esposa, lembremos de que Abraão lhe pedira para que esta fosse de sua parentela. Então ao avistar uma moça o servo lhe pediu água, ela então baixando o balde [acredito que estivesse em sua cabeça] lhe deu de beber, então quando ele acabou de beber ela disse pra ele que ela também daria de beber aos camelos, que foi justamente o sinal que ele pedira a Deus. Ele então segue observando e pensando consigo mesmo os sinais de que ela havia realizado, perguntou o nome dela, para saber se realmente seria ela a escolhida, pois além de realizar os sinais pedidos tinha que ser da parentela de Abraão (v. 4), então então responde que é filha de Betuel, filho de Mica, esposa de Naor, ou seja, Rebeca é neta do irmão de Abraão. Perfeito, ela é a escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário