sábado, 30 de março de 2019

Gênesis 23

No capítulo anterior nós lemos sobre à prova de Abraão, e que prova! E nesse capítulo vamos aprender sobre a morte de sua esposa, Sara.

Sara morre e Abraão vai em busca e um lugar para sepultar sua falecida esposa. Embora Deus tenha prometido dar toda essa terra a descendência de Abraão, ainda não é chegado o tempo da posse da terra e como Abraão nos conta no verso 4, ele é um estrangeiro o que significa que ele não tem posse alguma. Abraão então vai em busca de um local para sepultá-la e os habitantes da cidade rogam-lhe para que escolha a melhor sepultura que lhe seria concedida, Abraão porém está de olho em um local específico e pede para os homens intercederem junto ao dono, Efrom filho de Zoar. Efrom que ouviu toda a conversa ofereceu a terra como um presente para Abraão, este então pede para que seja cobrado o valor de mercado, ele está disposto a pagar, então os dois entram em acordo, Abraão consegue os direitos a terra e sepulta a sua falecida esposa.

Comentários e curiosidades do texto

Verso 2 lemos "[...] veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela." Pelo fato de ele ter "vindo" e o verso anterior mencionado o nome de uma cidade/localidade dá a entender que Abraão não estava em Quiriate-Arba, ver Ellicott e Aben Ezra. Para mim faz todo sentido, mas não é consenso entre os comentaristas [Jamieson-Fausset-Brown por exemplo diz que Abraão estava em sua tenda], mas eu creio que de fato Abraão não estava no local [cidade], caso contrário não havia necessidade de o autor ter mencionado os pontos que mencionei no início do parágrafo.

Por que Abraão não aceitou o presente de Efrom e quis pagar pela terra?

Antes de tentar entender todo o texto eu dei uma pesquisada e encontrei várias respostas, fiquei insatisfeito e decidi reler o texto com carinho e o que eu percebi foi algo muito estranho, pois no meu entendimento do texto Efrom não tinha intenção alguma de dar a terra para Abraão [como alguns comentaristas afirmam e em alguns artigos também], e se tivesse, de fato ele esperaria algo em retorno uma vez que no verso 11 Efrom diz "[...] dou-te o campo e também a caverna [...]" mas quando Abraão se oferece para pagar o valor de mercado Efrom diz "Meu senhor, ouve-me: um terreno que vale quatrocentos siclos de prata, que é isso entre mim e ti? Sepulta ali a tua morta." (V. 15 ARA). Se ele queria dar a terra, por que mencionou o valor? E quando Abraão se dispôs a entregar-lhe o dinheiro, não vemos relato algum de uma discussão do tipo "que é isso, somos amigos, não quero seu dinheiro."

O que os comentaristas dizem? Não há um consenso, todas as interpretações aqui, na minha opinião, são todas especulativas [inclusive a minha!]. Cabridge Bigle for [...] diz que Efrom era pobre, não temos como saber isso, pobre com terra? Matthew Poole diz que Efrom era rico [acho mais provável], Benson escreve que era um costume oferecer um presente e já esperar algum tipo de recompensa. Gill's Exposition escreve assim, numa tradução livre, "o terreno vale 400 siclos se é o que você quer saber, mas o que é isso para dois amigos, ambos somos ricos e se quiser pode ficar com o terreno para você." Já Matthew Henry escreve que a compra era significativa para Abraão, pois aquela terra iria um dia ser de sua descendência e a compra desse pedaço de terra era significativa para ele. Mas como falei anteriormente, aqui são teorias meramente especulativas, levando em consideração todas essas análises de consagrados exegetas e comentaristas, eu prefiro minha teoria de que Efrom não queria dar o terreno, ele estava mesmo disposto a vendê-la e Abraão a comprá-la pois este era rico e não precisava de presentes. Lembremos que ele não aceitou os despojos do rei de Sodoma (Gn 14:22-23).

Enterro em cavernas

Parece-me, através da leitura de várias passagens, que a prática de enterrar um corpo em uma caverna era uma prática bastante comum dos dias de Abraão até os dias de Jesus. Por que dos dias de Abraão? Porque curiosamente o capítulo 23 é onde temos o primeiro relato de um enterro. Em gênesis 15 Deus fala para Abraão que ele iria descansar em paz [primeiro uso da palavra קָבַר (qabar) enterrar], e aqui damos de encontro com o enterro de sara. Vários outros personagens bíblicos morreram antes de Abraão [que afirmação mais óbvia!] porém não temos relato de como se deu o enterro e aqui aprendemos que Abraão queria uma caverna. Essa caverna também serviu de local de enterro para o próprio Abraão (Gn 25:9), Jacó (Gn 50:13) e até o nosso Senhor Jesus também fora enterrado em uma caverna (Mt 27:60).

Nenhum comentário:

Postar um comentário