quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Genesis 1-2:3

Bem vindos à nossa primeira Micro lição. Hoje falaremos de Genesis do capítulo 1 até o 2 verso 3.

Gênesis que vem do grego gênesis que quer dizer origem é o primeiro livro da nossa amada Bíblia.
Vamos dividir o livro de gênesis em micro lições para facilitar a absorção do conteúdo. O foco aqui não é um comentário versículo a versículo mas sim um resumo do que o capítulo trata e algumas curiosidades e alguns pontos que geram controvérsias.

Então não preciso lhes falar que No princípio criou Deus os céus e a terra, a terra porém estava sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Gênesis 1.1-2.

Então Deus criou tudo em 6 dias e no último ele descansou.

#no primeiro dia criou Deus a luz que separou as trevas da luz, então Deus chamou de dia e noite.

#no segundo dia criou Deus¹ os céus. Há aqui uma dificuldade interpretativa sobre o que é a separação das águas acima do firmamento e abaixo. Não vamos entrar em detalhes aqui, mas há umas teorias aí, de que as águas de cima eram nuvens, uma descrição poética de um reservatório de água (salmo 104.13) entre outras.

#no terceiro dia criou Deus a terra seca, ele ordenou que as águas se ajuntassem num lugar de forma que a parte seca aparecesse e também que a terra fosse coberta de vegetação.

#no quarto dia criou Deus o Sol, a Lua e as estrelas

#no quinto dia criou Deus os peixes e as aves. só uma curiosidade, na almeida corrigida onde tem grandes criaturas do mar eles traduzem como Baleia, o que acho desnecessário, pois não são só as baleias que são grandes, temos grandes tubarões, arraias, etc. nas versões ARA e NVI a tradução é grande animais aquáticos/marinhos.

#no sexto dia criou Deus as criaturas terrestres, animais domésticos, répteis e animais selvagens. Deus também criou o homem, Adão.

Curiosidades

O nome do livro em hebraico é Bereshit que quer dizer princípio. Na tradição Judáica o nome do livro vem do início do livro. Como assim? Gênesis 1.1 está escrito: No princípio criou Deus os céus e a terra. Em hebraico é Be.re.shit bara elohim et has.sa.ma.yim we.’et ha.’ares. Bereshit pode ser traduzido como princípio, início, o nome genesis vem do grego γένεσις (génesis) que quer dizer, como falei no início, origem (entre outros). 

Outro exemplo é o livro de Êxodo que vem do grego  ἔξοδος (éxodos); saída, partida. Essa palavra tem seu significado próprio no Português. Em Êxodo 1.1 temos “E esses são os nomes dos filhos de Israel. Em Hebraico wə·’êl·leh še·mō·wṯ be·nê yis.ra.el. Ou seja em Hebraico o nome do livro de Exodo é Nomes e não Êxodo, significando Saída.

Gn 1.24 animais domésticos, repteis e animais selváticos (selvagens).
Aqui há algo interessante, os animais domésticos a que o texto se refere não quer dizer cães e gatos como conhecemos hoje. A palavra usada aqui no original é behamah, no guia Strong (929) encontramos 3 traduções: fera,  animal, gado. Nas versões em Inglês King James e Nova Versão Internacional a tradução aqui é Livestock que quer dizer gado que no seu sentido mais amplo quer dizer animais domesticados para o consumo, de carne, leite, pele, etc. Mas o interessante é esse conceito de animal domestico pois até então Deus falou que Adão – ou seja o homem – iria viver de frutas e ervas e não de carne. Aí vem a pergunta, o que eram esses animais domésticos? Não é o foco desta micro lição discutir isto, mas vale para reflexão.

Gn 1.29 aqui Deus fala pra Adão que a base alimentar deles é todas as ervas que dão sementes e toda árvore em que há fruto que dê semente, ou seja, eles eram vegetarianos, ou melhor veganos pois Deus estabeleceu como alimento ervas e os frutos das árvores, nada de origem animal.

Por falar em Adão, Adão não é um nome próprio, como assim próprio? Vinícius, meu nome, é um nome próprio, Adão em hebraico é adam que quer dizer homem ou humanidade, então Deus criou Adão – o homem e não deu o nome de Adão ao o homem.
Existe uma questão bastante interessante, vocês podem até pesquisar por conta. Não vou falar aqui para não prolongar muito, mas como falei há uma questão interessante cercando o nome "homem", Adão é adam אָדָם֒ que quer dizer homem(ns) ou humanidade mas também tem outro nome que tem o significado de homem que é ish אִ֖ישׁ e o nome da mulher é isha אִשָּׁ֔ה, se compartilham da mesma raíz também não vale aqui mencionar, só notem que ambos começam com alef (אִ) e contém shin (שָּׁ֔). Adão fala em Gn 2:23 "Ela será chamada mulher porque do homem foi tirada". Em português não faz sentido pois homem e mulher não compartilham da mesma origem  etimológica mas em Hebraíco é bem legal; "Ela será chamada ishah porque do ish foi tirada".

Porque Deus descansou se ele é todo poderoso?

Isaías 40:28 diz que Deus nem se cansa nem se fatiga, então o que o texto de Gn 2.2 quer dizer com “e havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia..”

Aqui a palavra usada para descansar, é way ishbot, essa que na verdade é way ou vev + ishbot eu quer dizer “e descansou” essa combinação de palavras tem duas ocorrências: Gn. 2.2 e Josué 5.12 em Josué o texto é “o maná cessou no dia seguinte” então vemos aqui que a palavra não é só descansar, e sim parar, então Deus viu que tudo era bom então ele parou com a obra da criação. Ele não estava cansado, ele cessou de criar. A raiz dessa palavra é shabbat que é o dia do descanso dos Judeus. (Strong 7673)

E viu Deus que era bom

Essa frase se repete cinco vezes no capítulo 1. Já se perguntou o porquê? Vou tentar explicar com esse texto que escrevi. Quando eu releio o texto eu imagino que há algo a melhorar, as vezes penso que poderia trocar essa palavra por outra, adicionar mais algum detalhe e por aí vai. Não importa quantas vezes eu reler este texto eu sempre vou achar que há algo a melhorar. No caso da criação de Deus tudo que ele faz é perfeito, quando ele criou algo e "viu que era bom" nos podemos ver sua perfeição em ação. As coisas de Deus são perfeitas, seu plano é perfeito, há perfeição em tudo. Então essa é a explicação mais simples para essa palavra.


¹https://www.blueletterbible.org/faq/don_stewart/don_stewart_685.cfm

Um comentário:

  1. Estou gostando de seus micros estudos!muito bom! Vim através de seu convite lá no vídeo do Dr. Rodrigo Silva!

    ResponderExcluir