quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Genesis 3

Capitulo três, aqui aprendemos sobre a queda do homem. O que era pra ser só sombra e água fresca acabou virando o que conhecemos hoje.

Então começa com um diálogo entre a serpente e Eva, a serpente ludibria Eva para comer o fruto da árvore proibida, e Eva acaba levando Adão a comer da fruta também. Quando Deus estava passeando pelo jardim na hora fresca do dia e Adão ouviu a voz de Deus e se escondeu, então Deus perguntou:
- Adão cade tu omi?
Adão então respondeu que quando ouviu a voz de Deus eles se esconderam porque estavam nus. Então Deus indagou como eles sabiam que estavam nus - já sabendo que ele havia comido do fruto, pois só assim ele saberia o que era estar sem roupa. Aí Deus já perguntou como que eles sabiam que estavam nus e se eles tinham comido da fruta que Deus lhe havia proibido.

O que segue é um jogando a culpa no outro. Adão diz que a culpa é da mulher, a mulher joga a culpa na serpente. Deus então amaldiçoa a serpente e condena Adão e Eva. Eva vai ter muitas dores de parto e esta será submissa ao homem e Adão vai ter que suar para poder comer, se antes era só sombra e água fresca, agora ele vai ter que trabalhar para poder se alimentar.

Sabe o interessante, é que Deus criou as plantas e ervas, nada de espinheiras e aqui no verso 18 Jeová já muda isso falando que espinhos e cardos também nasceram para deixar a lida mais árdua.

Deus então fez túnicas de peles de animais para Adão e Eva, os expulsou do Jardim do Éden e pôs Querubins com espadas de fogo para guardar o caminho da árvore da vida.

Adão sabia que estava comendo do fruto proibido?

Outra questão muito difícil. Quando Deus criou o jardim do Éden, ele falou para Adão que se acaso ele comesse do fruto da árvore ele morreria. Eva também sabe disso, mas a serpente falou que não tinha nada a ver com morte e que na verdade Deus escondeu o verdadeiro motivo, isto a serpente persuadindo Eva, e que se eles comessem seriam como Deus, sabedores do bem e do mal. Então Eva tomou do fruto, comeu, deu para Adão e ele também comeu. Em 1 Timóteo 2:14 Paulo diz que Adão não foi enganado, a mulher que foi enganada. O comentarista Benson argumenta que Adão não estava com Eva no momento em que ela batia um papo com a serpente, já o comentário Pulpit argumenta que Adão estava presente. Mas se Paulo fala que Adão não foi enganado, eu suponho que ele não estava presente, pois se ele estivesse presente ele também estaria ouvindo a conversa e também teria sido enganado.

Maldição sobre a serpente

14 [...] sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Olha que interessante, pelo testo podemos inferir que a serpente originalmente não rastejava, que talvez tivesse outra forma, mas em nenhum outro lugar da bíblia conseguimos algum texto para dar suporte à essa afirmação. Alguns comentaristas tentaram tirar suas conclusões; a exemplo da Cambridge Bible diz que a serpente tinha outra forma original e que Deus a condenou a rastejar, essa linha de interpretação também é suportada por Benson, e Delitzsch, Keil escreve que a serpente tinha uma outra forma física antes da condenação. Já Ellicott escreve que isso um conto fabuloso, mas não arrisca em comentar.

15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a semente dela. A semente da Serpente são todo os homens maus (Jo 8:44-45), ou seja aqueles que são contra o Team Jesus. João 3:36 é claro quando diz que aquele que não crê no filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece, e a semente de Eva é Jesus (Gl 3:16). Comentários de Benson.

Adão estava pelado quando Deus perguntou por ele?

Por que Adão disse para Deus que se escondeu com vergonha de sua nudez se no verso 7 ele fez vestimentas de folhas?
Questão interessante esta, no verso 7 a bíblia diz que eles costuram para si vestimentas de folhas de figueira e no verso 10 Adão diz para Deus que se escondeu porque estava nu. Toda tentativa de responder a esta pergunta não passa de teoria. Mas podemos inferir que no verso 10 Adão estava coberto com as folhas de figueira, não estava totalmente nu, com os negócios para fora, porém ele estava nu no sentido da vergonha do ato da desobediência, estavam nus, espiritualmente falando.

Quando Deus fala para Eva que ele multiplicará suas dores e ela será sujeita ao seu marido.

O comentarista argumenta que como Eva tomou a decisão de pegar o fruto sem o consentimento do seu par (Adão) e fazendo-o comer do fruto também arrastando ele para o pecado. Benson coloca aqui Eva em par de igualdade como Adão (Gn 2.22 osso do meu osso, carne da minha carne) mas aqui foi condenada a ser inferior ao homem, passando agora a ser-lhe submissa. Essa linha de interpretação também é suportada por Matthew Poole.

Fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário