quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Genesis 2

Nessa nossa micro lição vamos falar de Gênesis 2 a partir do verso 4.

Aqui fala da criação do Jardim do Éden. Deus criou o jardim, fez plantas crescem e plantou ali também a árvore da vida e a árvore do conhecimento. Falou Deus pra Adão que ele poderia comer da árvore da vida mas não poderia comer da árvore do conhecimento e caso Adão descumprisse essa ordem, ele certamente morreria. É neste capítulo também que Deus criou a mulher da costela de Adão e onde Adão deu nome a todos os animais viventes.

Deus trouxe todos os animais para que Adão lhes desse nomes, e o nome que Adão dava este era o nome do animal, mas aí Adão notou algo estranho, todos os animais tinham pares mas ele estava só. Então Deus fez cair um sono profundo em Adão e tirou uma de suas costelas e daí ele fez a mulher.


Agora vamos para algumas curiosidades do texto.

A primeira está em Gn 1.5, o texto diz E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.

Agora vimos que em Gênesis 1.11 Deus criou a terra e cobriu com plantas. Mas aqui o texto fala da planta do campo que ainda não estava na terra, meio confuso. Bom como sempre não há uma verdade absoluta, mas uma interpretação provável é que a intenção do autor do texto é enfatizar que vegetação aqui mencionada não é uma vegetação natural, ou seja, que nasceu da semente mas sim fruto da criação de Deus [Pulpit]. Em outros termos, Deus disse "haja plantas" e elas nasceram, porém ainda não deram frutos nem sementes para que esses fossem cultivados pelo homem. Pois o texto fala que [...] o Senhor Deus não tinha feito chover [...] e não havia homem para lavrar a terra. A vegetação ali encontrada era fruto da poderosa palavra de Deus [Benson].

Verso 7 Fala novamente da criação do Homem. Alguns se confundem pois esse é um segundo relato da criação, o primeiro foi em Gênesis 1.26-27 e agora de novo. Uma linha de interpretação é que o segundo capitulo traz mais detalhes de algumas partes da criação, e não é um capítulo novo a parte, mas sim um complemento, pois fala da vegetação, traz mais detalhes da criação do homem. Pois em Gn 1.27 Deus fala "Deus criou o homem a sua imagem e semelhança", e aqui o autor descreve como foi feito.

Vou pular a parte dos quatro rios, pois há muitos estudos detalhados sobre esse tema. Mas quero falar sobre a pedra sardônica ou onyx no verso 7. Esta é uma pedra preciosa, esta mesma palavra no Hebraico é usada em Êxodo 35:27 que fala da estola sacerdotal, vemos no texto que falam de pedras preciosas entre elas está essa tal de Onyx.

No verso 17 Deus falou pra Adão que ele poderia comer livremente de qualquer árvore do jardim menos da árvore do conhecimento do bem e do mal, caso contrário ele morreria. Esta parte de morrer me deixou bem curioso, agora vamos a algumas tentativas de explicar. Cambridge Bible trás duas opções de interpretação do texto, 1. ou Deus se arrependeu da sentença e deixou Adão viver ou 2. Deus quis dizer que Adão iria se tornar mortal, um dia morreria. Esta última nos leva a pensar que Adão seria imortal? A bíblia de estudo Geneva diz que a morte seria a separação entre o homem e Deus. Podemos concluir que a morte seria a separação entre o home e Deus, tanto é que Deus tirou Adão do Éden (gn 3.22), da sua presença e que no capítulo 3:22 Deus colocou querubins na entrada do Éden para que ele não entrasse e comesse do fruto da árvore e vivesse eternamente.

Fiquem com Deus

2 comentários:

  1. Parabéns! Gostando! Comecei a ler novamente Gênesis essa semana. Agora vai ser bom, ler e acompanhar seus escritos aqui! E TB estou assistindo PR Felipe, do canal cursos online! E tem o estudo de Gênesis!

    ResponderExcluir