terça-feira, 7 de maio de 2019

Tudo o que eu pedir Deus fará. Será que a Bíblia ensina isso mesmo?

Paulo falou pra Timóteo que haveria um tempo em que as pessoas não aguentando a sã doutrina iriam atrás de mestres que pregam o que eles querem ouvir. (2 Tm 4:3). Vemos muito isso hoje em dia, e afirmo que não é só nas igrejas neopentecostais onde reina a teologia da prosperidade. Em igrejas pentecostais tradicionais também há um certo exagero, principalmente por parte dos conhecidos pregadores itinerantes. Não falo só na parte da prosperidade, mas em outro evangelho que está em moda; o evangelho do triunfalismo.

Carregado de mensagens que massageiam o ego e sermões carregados de chavões como "a vitória vai entrar na sua casa", "tem livramento pra sua casa hoje", "está vindo uma chuva de bençãos" entre outros. Não que não devamos buscar ter uma vida confortável, ter paz, saúde e tranquilidade. Isso todos buscam independentemente de estarem ou não na igreja. O problema está no exagero, pois tem pregador que só sabe pregar isso e usa versículos separados para dizer que Deus quer que você seja "abençoado", faz parecer Deus o gênio da lampada mágica e que está sempre esperando para atender às suas orações e quando vem a prova, é sempre culpa do diabo.

Esse tipo de sermão se utiliza de um recurso que eu chamo de exposição seletiva, uma exposição apenas daqueles versículos que dão suporte à ideia do sermão, mas que quando lido no contexto geral da bíblia temos um outro entendimento, uma vez que a bíblia não se contradiz. E as pessoas adoram esse tipo de mensagem, ninguém quer ouvir a verdade ou um sermão mais expositivo.

Sem contar os "atos proféticos" ou "liberação de palavras" em que o pregador pede para você levantar a mão para receber o ato ou a palavra, dando a entender que se o crente não levantar a mão, Deus vai negar a "benção". Fico imaginando depois encontrar o dito pregador tempos depois e falar pra ele que a benção não veio, imagine a cena na qual o questiona e ele pergunta: - irmão você levantou a mão? Porque pra receber a benção tinha que levantar a mão, caso contrário eu não me responsabilizo. Chega a ser hilário, e pior talvez é escutar um "você não teve fé", afinal a bíblia diz que tudo o que pedir crendo receberemos. (Mc 11:24). Não é mesmo? Não é bem assim!

Agora que desabafei vamos para os versos. Como falei e deveria ser de conhecimento de todo mundo, a bíblia ela não se contradiz. Tem uma frase muito conhecida que é mais ou menos assim: "texto fora de contexto vira pretexto". Eu vou mais além, pois não deve ser levado em consideração somente o contexto do verso, como parágrafos anteriores e posteriores ou só o livro, mas sim toda a bíblia, pois pode ser que em outro livro há um verso complementar e eu vou mostrar isso agora.

Eu mencionei Mc 11:24 que está escrito assim "Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." Há o mais famoso de todos que diz assim "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á." (Mt 7:7-8). Jesus vai além e diz "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." (Jo 15:7). "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." (Jo 14:13-14). Enfim, há vários textos que dão a ideia de que basta eu pedir, se tiver fé, Deus fará o que leva o crente a pensar em duas coisas: (1) se eu não recebi é porque não tive fé ou (2) ainda não é o tempo certo de receber a benção. Não foi assim que o pastor ou algum líder te falou?

O verso-chave para entender todos esses não está nos evangelhos, mas sim na primeira epístola de João onde ele diz "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve." (1 Jo 5:14). Matou a charada. Se você não recebeu o que há tempos vem pedindo, não é falta de fé irmão, talvez isso signifique que não é da vontade de Deus que você receba o que vem pedindo. Por exemplo que ele faça aquela vizinha que vive em baile funk se apaixone por você, na oração você diz que vai levar ela pra igreja pra ela se converter. Muda o foco da oração irmão.

Amados, há uma diferença no objetivo dos evangelhos e das epístolas. Como João falou no final do evangelho escrito por ele que se fosse pra relatar tudo o que Jesus fez "nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos." (Jo 20:25). Isso vale para o que Jesus falou e ensinou também, pois os evangelhos não são um tratado exaustivo, em outras palavras nem tudo o que Jesus fez ou disse está contido nos evangelhos. Podemos dizer que o que Pedro, Tiago, João escreveram em suas epístolas é fruto dos ensinamentos do Senhor Jesus [do tempo que passaram com ele], aqui inclui Paulo também que recebeu o evangelho mediante revelação de Jesus (Gl. 1:11-12). 

Ao ler Mt 7:7, Jo 15:7, 14:13-14 temos que ter em mente 1 Jo 5:14! Nossas pedidos em oração serão atendidos se estiverem de acordo com a vontade de Deus. Fale a verdade, quem nunca pediu pra ganhar um prêmio seja na mega-sena, sorteio ou algo parecido e até prometeu pra Deus que se ganhasse doaria parte pra caridade, igreja, ou pobres? Já imaginou se Deus concedesse tudo o quanto pedimos? Iriamos morrer de fome, pois todo mundo iria querer ser rico e não teria ninguém pra fazer os trabalhos que ninguém faria em condições normais [economicamente falando isso seria impossível, mas não entrarei no detalhe aqui pois teria que descrever alguns conceitos das ciências econômicas].

Nenhum comentário:

Postar um comentário