sábado, 2 de fevereiro de 2019

Gênesis 4

Nascimento de Cain e Abel e o primeiro homicídio registrado na bíblia.

Abel era pastor de ovelhas, assim como o Davi e Cain era peão (lavrador). Aqui temos um relato do primeiro caso de inveja da bíblia e consequentemente o primeiro homicídio. Cain e Abel trouxeram ofertas para Deus e Deus se agradou da oferta de Abel, que era o sacrifício de um animal já Cain trouxe um fruto da terra. Pelo fato de Deus ter se agradado da oferta de Abel, Cain ficou muito irado e cabisbaixo, isso chamou a atenção de Deus. Deus conversa com Cain mas sem jeito. Cain arma um plano mirabolante para matar seu irmão e depois disso quando confrontado por Deus ele ainda mente dizendo que não sabe do paradeiro dele quando Deus pergunta e ainda debocha falando "oxi por acaso eu sou babá dele pra saber onde ele está?".

Deus então confronta Cain e o amaldiçoa. Cain já não consegue mais viver do seu trabalho pois a lavoura não rende mais fruto algum.

Por quê Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Cain?

Como de costume eu não afirmo nada, pois a única coisa que posso afirmar é o que está na Bíblia mas há uma corrente de pensamento que diz que Deus aceitou a oferta de Abel porque sangue foi derramando, pois só há remissão de pecado com derramamento de sangue (Lv 17:11) e a oferta de Cain era apenas um fruto da terra.
Outros afirmam que era uma questão de personalidade, pois Cain era uma pessoa má e Abel era um homem Justo (Mt 23:35) e já até li um comentário de que Cain quis agradar a Deus com o fruto do seu trabalho, ele plantou e colheu, como se fosse possível agradar a Deus com obras, mas Abel pela fé ofereceu um sacrifício. O que faz sentido. Lembremos que quando Adão e Eva caíram, eles fizeram vestimentas de folhas de figueira e lemos depois que Deus fez túnicas de pele de animais, alguns até afirmam que Deus quis mostrar através do sacrifício do animal que a tentativa de Adão de esconder sua nudez (seu pecado) não pôde ser feita através de seu próprio esforço (costurar folhas de figueira) mas somente com sacrifício (teve que matar algum animal para obter a pele).

Verso 7
A primeira parte do verso 7 que diz ‘’se procederes bem’’ é considerada bem difícil pelos comentaristas que costumo consultar. O verso em si em é de difícil interpretação. Albert Barnes escreve que aqui Deus ainda não desistiu de Cain, apesar de não ter aceitado sua oferta e Cain ter ficado  irado com isso Deus quer fazer Cain entender e diz “Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” falando de sua oferta, para Cain ao invés de ficar irado, reconhecer seu erro. Assim somos nós, muitos não cristãos não reconhecem o pecado e nem seu poder, só quando reconhecemos que somos pecadores e o poder do pecado é que nos tornamos mais como Abel e não como Cain. Cain ficou irado e com tanta raiva que ignorou Deus e matou seu irmão.

Verso 12 Quando lavrares o solo, não te dará a sua força: aqui depois que Deus amaldiçoou Cain no verso anterior, a partir daí nem do solo mais Cain conseguiria seu sustendo, não adiantaria ele trabalhar que do solo não sairia nada, ele seria então um fugitivo e andarilho (a tradução ACF traz vagabundo ao invés de errante/andarilho).
Então Cain já não suportando mais o fardo da maldição, foi para a região de Node ao oriente do Éden (v 16)

Um outro ponto de bastante discussão está no verso 14. Quando Cain fala “quem comigo se encontrar me matará”. Mas quem vai encontrar Cain? Até então só temos notícia de dois filhos de Eva, Cain e Abel (v 1,2) mas Abel morreu. Então só resta três pessoas na face da terra, certo? Eva, Adão e Cain. Só temos notícia de Adão tendo outro filho no verso 25 e em 5:4 vemos que Adão teve filhos e filhas (no plural).
Eu gosto dessa parte (risos). Vamos lá. Joseph Barnes diz que Adão teve outros filhos não mencionados (mas claro isso não tem base bíblica) e Matthew Poole também compartilhar desta ideia. De fato Poole escreve que na bíblia só estão mencionados os nomes que dizem respeito à história da igreja (genealogia de Adão até Jesus) e que outros filhos de Adão que não fazem parte desta história não foram mencionados. Poole também argumenta que o incidente de Cain x Abel aconteceu um pouco antes de Adão ter 130 anos que foi quando ele gerou Sete (v 24) e depois teve filhos e filhas (Gn 5:4). Mas claro, essas são teses. Eu não posso afirmar nada, apenas estou compartilhando à título de curiosidade.

Já o fato de que Cain coabitou com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque (v17). Esse Enoque filho de Cain não é o mesmo Enoque que foi arrebatado. Mas voltando à questão da esposa de Cain, uma possibilidade que muitos comentaristas mencionam é que esta era filha de Eva, ou seja, sua irmã.

Por que Abel pastoreava um rebanho se eles não podiam comer carne (Gn 1.29)?

Pergunta bem interessante. Lembremos que Deus fez vestimentas para Adão e Eva de peles de animais (Gn 2:21) e também Abel ofereceu um sacrifício do seu rebanho. Alguns argumentam ainda que eles poderiam tirar proveito do leite das fêmeas do rebanho mas como em Gn 2:29 Deus disse que eles se alimentariam de ervas e frutos, eu não acredito que esse seja o caso, apesar de leite ser líquido, ele é um importante ingrediente para outros alimentos como queijo por exemplo. Então eu fico com a ideia de que o rebanho que Abel pastoreava servia para vestimenta e sacrifícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário