terça-feira, 11 de junho de 2019

Igreja Neoevangélica e os crentes nutella

De acordo com o último censo feito com esse intuito, em 2010, o Brasil tinha cerca de 42 milhões de evangélicos [1]. Acredito que o próximo censo será ano que vem (2020) e teremos uma grande surpresa. Há estimativas estatísticas que indiquem que em 2020 o Brasil terá uma maioria evangélica [2] e Glória a Deus por isso, ou não?

Eu fico meio confuso pois no meio desse crescimento vertiginoso das igrejas evangélicas vemos ,através das redes sociais que, em partes, esse crescimento não é um crescimento saudável, que uma parte dos novos crentes não estão sendo expostos ao verdadeiro evangelho e que muito do que vem sido pregado é um evangelho baseado em promessas, bençãos, cura e "liberdade", e está nascendo a geração do "não julgueis". É só buscar pelo número de funqueiros e famosos homossexuais assumidos que vez o outra aparecem em notícias sendo batizados mas que continuam em seus velhos hábitos, ou o número de igrejas liberais que vêm sendo abertas por ex-pastores(as) que saíram do armário e decidiram abrir uma igreja inclusiva [ou liberal]. Quando eu digo continuam nos seus velhos hábitos, são o caso de alguns artistas do funk que hoje se dizem evangélicos mas continuam cantando funk. Você pode se perguntar, mas o que isso tem a ver. É só ler 1 João 2:4 e você saberá.

Não estou aqui pregando acepção de pessoas, mas apenas falar sobre algo muito preocupante. A igreja tem sim que saber lidar com essas situações, mas aprender a lidar não significa mudar por causa dessas pessoas. Há um livro muito bom que trata do tema, o título é Proibida a entrada de pessoas perfeitas (BURKE, 2005), no qual o autor relata suas experiências com pessoas que antes tinham preconceito das igrejas por causa do estereótipo do "crente perfeito" mas acabavam indo na sua igreja [ele fazia um marketing pesado nos meios de comunicação enfatizando a parte de que a igreja que ele lidera não era "igual essas outras"], alguns gostavam e ficavam, mas isso não significa que pecados eram aceitos, pelo contrário, ele relata várias situações que ocorreram e como ele lidou com elas. E um desses relatos é o de uma líder de louvor [salvo engano] que estava vivendo com seu namorado e tendo relações normais com ele, e então ele [o pastor] foi ter uma conversa com ela, ele diz que ela tinha confundido as coisas, pois achava que por a igreja ser essa comunidade aberta que tratava as pessoas do tipo "venha como está" isso significava que ela poderia continuar em seus caminhos pecaminosos e ao explaná-la que não era bem assim ela o acusou de estar fazendo julgamento. Ela não entendeu a graça, nem a missão da igreja. Ele também relata casos em que duas lésbicas foram pra igreja, entenderam que era errado e deixaram essa vida, não consigo lembrar a página, mas isso é um incentivo a mais para que você leia todo o livro, vale muito a pena.

A igreja não pode discriminar os homossexuais ao ponto de não permitir sua inserção no corpo de Cristo, porém não pode, como os movimentos LGTs querem, simplesmente achar que isso é normal ou que Deus aceita. Não é bem assim, pois de Deus não muda e sua palavra é imutável (Tg. 1:17, Ml. 3:6, 1 Pe 1:24). E isso também vale para determinados comportamentos mundanos, coisas que antes achávamos normais ou eram até incentivados, como postagens de fotos sensuais, bebedeiras [não sou contra o crente beber socialmente, veja artigo sobre isso], entre outros comportamentos, pois está escrito "como filhos da obediência, não vos amoldeis as paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância" (1 Pe 1:14). E hoje essa geração do "não jugueis" está um caso sério. Para quem acompanha alguns artistas "gospel" volta e meia aparece alguma postagem de algum com suas poses fotos nas redes sociais em situações não tão cristãs, assim por dizer, e ainda ficam irados com os comentários dos seguidores ao corrigirem esses comportamentos. Para ser mais objetivo, já vi algumas artistas "gospel" que postavam fotos sensuais em praia ou piscina e logo chovia de comentários e ainda ficavam "com raiva" pelos "julgamentos". A desculpa é sempre a mesma "Deus conhece o meu coração." Essa frase já é clichê para aqueles que ainda não nasceram de novo e insistem em determinados comportamentos achando que é normal e que o amor de Deus significa que tudo pode. Não pode! Ou você é filho de Deus ou não é. João escreve "aquele que diz eu o conheço e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade." (1 Jo 2:4), ou seja, falar que é cristão e não seguir uma vida santa (1 Pe 1:15-16) apenas mostra que você não nasceu de novo, e pior, Deus não gosta de mentiroso (Pv. 6:16-19; Jo 8:44). Ser cristão não é estar numa igreja ou vestir um terno; é mudar de vida, "Se não andarmos em novidade de vida, como vamos falar de Jesus para as pessoas que estão em trevas, nosso testemunho fala mais alto." (Rm 6:4). Usando as palavras do nosso Senhor "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus [...]" (Mt. 7:21).

Hoje há igrejas que são consideradas "redutos" de famosos, principalmente de famosos que não se "encaixam" no padrão bíblico. Digo bíblico pois não há outro padrão, ou você é cristão ou não é (1 Jo 2:4). Então criou-se essa cultura de inclusivista transvestida de "venha como está", mas ao invés de dizer "mas mude" diz "pode ficar assim mesmo." Batizam os neocrentes somente por causa de seus gordos dízimos, ou seja, o interesse é puramente financeiro e não com a palavra de Deus. Sabemos sim que o que muda o ser humano é a Palavra (Rm 1:16) e não o pregador, porém senão houver confronto e ensino (1 Co 5), senão o crente vai achar que é normal e não vai buscar a mudança através da oração, jejum e uma intimidade com Deus. O interessante é que esses neocrentes vão atrás dessas igrejas justamente por não quererem mudar, e Paulo já havia alertado isso há 1900+ anos quando falou pra Timóteo "virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos." (1 Tm 4:3-4) mas Paulo fala pra Timóteo continuar no caminho certo que é o pregar o verdadeiro Evangelho. "Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. (v. 5).

Não jugueis

Como já falei acima umas duas vezes, hoje temos a geração do "não julgueis" ou os "crentes nutella". São pessoas com um mínimo de conhecimento bíblico que de tanto ouvirem essa frase [não julgueis] ficam repetindo-a como papagaios sem entender o contexto e nem entender também outras passagens bíblicas em que Deus nos ensina a corrigir os irmãos em pecado ou em atitudes nada cristãs: como por exemplo tirar foto de calcinha e sutiã na praia e postar no Instagram.

Em Mateus 18:15-17 Jesus ensina a como o cristão deve proceder quando outro irmão pecar contra nós. Mas, de acordo com os crentes nutella, se algum irmão pecar contra nós, o que devemos fazer? Falar que Deus é amor? Não, Jesus disse "vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão" (v. 15) e na carta aos Gálatas Paulo escreve como devemos proceder quando pegamos algum irmão no pulo do gato, Paulo diz "vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado." (Gl. 6:1). Irmãos, é certo que há crentes recém-convertidos e que não têm muito conhecimento bíblico e as vezes falham por falta de conhecimento, nesse caso a gente chega e de forma amável corrige o irmão. Sei de um jovem que confessou que Jesus era o seu Senhor (Rm 9:7) e nasceu de novo mas não sabia ao certo que seu comportamento bi-sexual era correto, na verdade ele tinha uma certa noção mas deixou bem claro que estaria disposto a mudar se isso fosse contra a vontade de Deus. Esse é um comportamento de um cristão de verdade e que ama Jesus (Jo 14:15). Mas também têm aqueles que sabem mas como não nasceram de novo, ficam falando que não se deve "julgar", ou que "Deus é amor" portanto "perdoa tudo", mostrando claramente que nunca conheceram a verdade (Jo 8:32). Eu mesmo quando me converti, iniciei uma busca incessante pela verdade, uma das coisas que descobri é que a minha antiga atividade [agiota] não era uma atividade cristã e apesar de fazer falta a renda extra, não podia continuar pois não era algo que Deus aprova.

Dito isto, aos crentes nutella só tenho uma recomendação: "arrependei-vos [...] raça de víboras [...], Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;" (Mt 3:2-7) porque "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (Jo 3:3) e "todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu." (1 Jo 3:6).

----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário