sábado, 1 de junho de 2019

Como ser usado por Deus

Se você clicou aqui pensando que iria encontrar uma fórmula mágica para receber dons espirituais como revelações, profecias, cura entre outros, perdeu sua viagem. Primeiro porque que tal fórmula não existe, em lugar algum na bíblia lemos algo do tipo "faça isso de tal forma e tantas vezes pra conseguir aquilo". Lemos sim que devemos buscar os melhores dons com zelo (1 Co 12:31), mas se alguém te falar que você tem que ir pro monte tantas vezes, acordar de madrugada tantos dias seguidos, não caia nessa, não há nada na bíblia que dê suporte a essa heresia.

Vejo pessoas impressionadas com irmãos que são usados na revelação ou profecia e querem esse dom para elas, mas eu te pergunto, qual o seu objetivo em "adquirir" esse dom? É para a glória de Deus ou para você se achar o cara por ser usado em tal área? Talvez até ficar famosinho revelando a vida dos irmãos e com isso conseguir agenda? Arrependei-vos raça de víboras!

Um dom que está em falta na igreja nos dias de hoje e que nunca vi ou ouvi alguém falando em pedir é o dom de misericórdia (Rm 12:8; Mt 5:7). Misericórdia não é só um sentimento, senão for seguido por uma ação de nada vale. Não adianta olhar pra um mendigo na rua e pensar "coitado, que Deus tenha misericórdia dele", e nada fazer. Quando os dois cegos de Jericó clamaram a Jesus "Senhor, tenha compaixão[1] de nós!" (Mt 20:30), o que Jesus fez não foi somente uma oração, ele fez uma ação; ele agiu e curou aqueles dois cegos. Claro que nós não temos o poder de curar a cegueira ou fazer um paraplégico andar, mas temo o poder de saciar a fome de quem tem fome, pelo menos naquele momento e muitos tendo essa capacidade não fazem.

Dito isto, agora vou te falar como ser usado por Deus. Comece a observar na sua igreja aquele irmão que sempre vai com o mesmo terno e que nota-se um certo desgaste, chegue nele e fale "irmão, eu queria te dar um terno novo, você aceitaria?". Tenho certeza absoluta que ao chegar em casa, ele dobrará seus joelhos agradecendo à Deus pela benção e a partir daí você ganhará um intercessor junto a Deus pois em agradecimento ele passará a sempre lembrar de você em suas orações. Ele ficará muito mais agradecido do que se tivesse recebido uma profecia de que "essa prova vai passar" [2], tenho certeza disso.

Usei o exemplo do terno pois é muito comum no meio pentecostal irmãos irem de terno pra igreja, principalmente obreiros [eu congrego numa Assembléia de Deus] mas poucos sabem o dia a dia desses irmãos e quão custoso foi para ele conseguir comprar esse terno. Pode até ter sido doado. Não falo só de terno, pode ser um sapato também [risos]. Certa vez em conversa com um clérigo eu disse que preferia ser usado nessa área, abençoado as pessoas e a resposta que obtive foi a de que "igreja não é socialismo", o que discordo veementemente. Acho que há quem ache que quando estamos muito carentes de algo essa coisa irá cair do céu ou vai aparecer um valor em nossa conta de forma misteriosa [o que não duvido], mas Deus usa as pessoas para abençoar pessoas. Vejam Paulo que na carta aos Filipenses ele os agradece pela oferta que eles mandaram para Paulo que foi de grande ajuda (Fl 4:15-16). E também vejamos o exemplo dos novos convertidos em Jerusalém que vendiam suas propriedades para ajudar os mais necessitados (At 2:45). Há inúmeros outros exemplos, mas não vou ser exaustivo nesse ponto.

Não tenho dinheiro

A princípio eu queria focar em princípios bíblicos mas para não ser acusado de hipocrisia eu vou contar meu testemunho de forma bem resumida. Antes da minha conversão eu tinha um negócio paralelo; eu era agiota. Eu até que ganhava uma boa grana para um solteiro. Quando me converti a primeira coisa que fiz foi deixar a agiotagem de lado pois esse trabalho não tem nada de cristão [no Brasil é ilegal cobrar mais do que 1% de juros ao mês; eu chegava a cobrar até 20% a.m], e nesse ínterim a empresa em que trabalhava estava numa situação muito difícil mas mesmo assim, juntando as duas coisas, a perca de receita proveniente da agiotagem [+/- R$ 5.000/mês] aliado aos calotes que passei a ter [boa parte da minha carteira estava empregada na empresa em que trabalhava, logo com a crise fui afetado em duas frentes], minha situação financeira se deteriorou gravemente, mesmo assim Deus havia colocado em meu coração de abençoar um irmão o que foi confirmado por ele mesmo ao me falar que estava orando pela benção que Deus havia colocado no meu coração, mesmo devendo horrores e sem perspectivas de quitar a dívida eu fui lá e comprei não só esse como também outras vezes em que o Senhor colocou em meu coração. Um ano após minha conversão a empresa quebrou, saí nem receber o último salário ou qualquer outra quantia, fiquei dois meses em casa e o Senhor abriu as portas de um emprego melhor do que o que eu tinha antes, ganhando mais e vejam só, sem eu precisar de mandar um CV se quer e melhor ainda com um chefe crente de verdade, um homem temente a Deus.

Não estou dizendo que se você fizer isso ganhará aquilo, muito pelo contrário, estou apenas querendo mostrar que quando o que fazemos é de coração Deus cuida de nós também, pois está escrito que ele ama quem dá de coração (2 Co 9:7). Eu em momento algum barganheiro com Deus, apenas fiz o que estava em meu coração e fiz o que gostaria que fizessem comigo.

Tenho um apreço particular muito grande ao capítulo 13 da epístola aos Hebreus que diz "Seja constante o amor fraternal" (v. 1) e mais a frente o autor escreve "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." (v. 5). Nessa passagem podemos tirar duas grandes lições: a primeira diz respeito a avareza, as vezes não ajudamos o próximo por pura avareza, não é pelo fato de nossos recursos serem escassos não, é avareza mesmo, pensamos mais em nós do que no próximo e as vezes podemos até pensar "nossa, eu não posso comprar isso nem pra mim, imagine pra outrem" [já me ocorreu esse pensamento]. Então não seja avarento quanto ao dar pois nesse mesmo verso o Senhor promete "de maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." (v. 5c). Se seu medo é ficar sem comer se lembre que o mesmo Deus que colocou em seu coração para abençoar um irmão é o mesmo que pode colocar no coração de outro irmão para te abençoar!

Quando criança meu sonho era tocar teclado, minha vó não tinha condições financeiras para comprar um teclado então ficou só no sonho. Já crente um dia eu tive um sonho no qual eu estava tocando piano, ao acordar pensei comigo mesmo "acho que Deus quer que eu aprenda a tocar teclado" e lembrei de meu sonho de infância, mas ficou nisso mesmo. Outro dia tive outro sonho no qual alguém me ensinava a tocar teclado, ao acordar pensei "vou comprar um teclado!". Comprei o teclado e confesso que aprendi a tocar uma música só e pela metade e deixe o teclado abandonado lá em casa. Nesse tempo o pastor estava orando por um tecladista pois na nossa igreja não tem quem saiba tocar, na verdade até que tem uma jovem de 14 anos que toca teclado porém não tinha teclado. Um dia eu olhei pra ela e Deus falou ao meu coração "dê o teclado para ela." Eu relutei por uns dias mas aquilo me incomodava e muito e pensava "mas eu nem terminei de pagar." Mas percebi que Deus estava usando minha vida para atender o desejo de uma jovem talentosa que queria servir a Cristo na adoração e de uma igreja que precisava de um tecladista. Hoje a banda está completa, graças a Deus!

Há diversas formas de servir a Cristo, não é só revelando manto ou cantando lá em cima do púlpito, você pode amolecer seu coração e começar a deixar Deus te usar em outras áreas também.


[1] Na Almeida Revista e Atualizada a tradução é "Filho de Davi, tem compaixão de nós!". Mas a palavra Grega traduzida para compaixão vem da mesma raiz da que foi usada para "misericórdia" em Mt. 5:7. ἐλεέω (eléeo).
[2] Irmãos, há sim profetas em nosso meio, mas também há aqueles que acham que estão falando da parte de Deus mas é tudo coisa do coração. Sempre que alguém começa a profetizar para alguma pessoa e esta está perto de mim eu faço um esforço para ouvir o "manto", grande parte das vezes vejo que são coisas genéricas como "eu estou entrando com providência" e o pior "eu tenho uma grande obra pra você", este último chega até ser clichê. Eu já recebi revelações profundas, mistérios que só Deus sabia, era uma profecia de verdade, mas também já recebi cada profetada que prefiro nem comentar.

3 comentários:

  1. Bom sei que teve melhores intenções mais seu olhar crítico leva as pessoas pensar que não precisa servir Deus de todo o coração e alma com sacrifícios então muitos vão se acomodar e ficar pedindo sem fazer o jejum os sacrifícios Moisés foi jejuar pelo povo não desmotive as pessoas

    ResponderExcluir
  2. Deve ser novos na fé vejo q se contradiz em algumas palavras não sabe bem onde ir pede direção para Deus e não atormenta as pessoas com seu olhar crítico pq vc só sabe vê o quem tem de errado e não tem bons olhos o homem é falho não olhe o homem e sim um homem q Deus escolheu

    ResponderExcluir