sexta-feira, 14 de junho de 2019

Oração de madrugada tem mais poder. Desmistificando o mito farisaico

Existe uma prática no meio evangélico que é orar de madrugada. Confesso que eu já cheguei a acordar às 3h da madrugada para orar, foi bem no início da minha caminhada com Cristo. Com o tempo eu comecei a questionar a prática, eu não entendia o motivo, se Deus fez a noite para dormir, porquê  ele exigiria de nós esse esforço [desnecessário] para falar com ele sendo que ele é onipresente? Ou seja, ele nos ouve a qualquer hora do dia.

Na tentativa de me darem uma resposta plausível, as respostas eram das mais variadas, desde Provérbios 8:17, que entrarei em detalhes depois, até o fato de a madrugada ser mais silenciosa, que também não achei coerente uma vez que as orações na igreja não são nada silenciosas.

Há uma certa crença, mesmo que inconsciente, de que ao orar de madrugada sua petição terá uma maior chance de ser atendida ou que a oração tem mais poder. Estou generalizando, eu sei, há quem se acostumou à prática, por talvez ter descobrido que isso não é um mandamento tempos depois mas mesmo assim continuou a orar nas madrugadas, mas também há ainda quem creia que realmente há um mistério por trás da oração na madrugada.

Como eu sou adepto da sola scriptura, minha base é a bíblia e não testemunhos de experiências sobrenaturais que porventura tenham acontecido nesses horários [usam Jr. 33:3, mas depois eu desmistifico isso também em outro artigo], ou que seu pedido fora atendido somente por causa da oração na madrugada, contra esse argumento eu tenho vários casos bíblicos. Vamos a eles.

O primeiro é a noção de que é um mandamento orar de madrugada, tomando como base Provérbios 8:17. Eu só achei uma versão que traz essa tradução, a Almeida Revista Corrigida traz "Eu amo os que me amam, os que de madrugada me buscam me acharão." A ACF traz "os que cedo me buscam" e outras como NVI, ARA não traduziram dessa forma. A palavra no original traduzida como "cedo" ou equivocadamente "madrugada" é שָׁחַר (shachar #7836) e essa palavra tem 12 ocorrências no Antigo Testamento (Jó 7:21, 8:5, 24:5, Sl. 63:1, 78:34, Pv. 1:28, 7:15, 8:17, Is. 26:9, Os. 5:15). Analisando cada uma das passagens em questão pude notar que seu significado mais comum é procurar ou procurar com diligencia ou ansiosamente, como é o caso do Salmo Sl. 63:1. O que o Provérbio em questão quer dizer é que nos devemos fazer uma busca sincera, verdadeira, com ansiosidade e diligência. Se você acorda de madrugada para tentar impressionar Deus, você está fazendo errado ou se você ora de madrugada para falar para os seus irmãos que você tem tanta intimidade assim com Deus que faz esse esforço, sinto muito, você não passa de um fariseu hipócrita (Mt. 6:5), palavra de Jesus.

Exemplos na Bíblia

Com os exemplos tirados da bíblia eu quero tentar te fazer entender que não existe um modo específico para ganhar pontos com Deus e fazer com que ele conceda sua petição. Você deve conhecer o relato de Davi e a mulher de seu soldado Urias. Pois bem, Davi pegou esposa do cara e depois fez com que ele morresse (2 Sm 12:9) e por este motivo Deus castigou Davi matando o seu filho com Bate-Seba (v. 15). Mesmo assim Davi fez súplicas e jejuou tentando fazer com que Deus se compadecesse com ele e não permitisse que a criança morresse (v. 22), mas não adiantou pois prevaleceu a vontade de Deus. O que isso nos ensina? Não adianta barganhar com Deus, subir o monte de cabeça pra baixo, ficar 40 dias deitado numa rede só tomando água e orando no monte ou acordar às 3h e ficar até às 6h orando, senão for da vontade de Deus, seu pedido não será atendido.

Vejamos outro exemplo totalmente contrário à esse. Ezequias adoeceu de morte (2 Rs 20:1) e Deus mandou o profeta falar para Ezequias por a casa em ordem que ele iria descer a sepultura. Ezequias se pôs a chorar e fazer súplicas em uma curta oração de 25 palavras (v. 2) e Deus o escutou, falou para o profeta voltar e dizer a Ezequias que ele seria curado (v. 5). Não foi pra o monte, não fez voto nem jejuou e mesmo assim Deus atendeu à sua oração. Alguns dizem que tem que pedir com fé, senão Deus não atende, citando Mateus 21:22, mas essas pessoas nunca levam em consideração o contexto ou a bíblia como um todo, o que o relato de Ezequias nos ensina é outra coisa, nós vemos que Ezequias ainda duvidou da palavra do profeta (v. 8) mas mesmo assim ele foi curado (v. 11), pois prevalece a vontade do Pai (Mt. 6:10). Há certas coisas que Deus faz para aumentar a nossa fé, e não em troca da nossa fé. É verdade que "sem fé, é impossível agradar a Deus" (Hb. 11:6), mas nem por isso ele deixará de nos conceder a sua graça (Mt. 6:11)

E o que falar de Paulo? Você acha que Paulo deveria ter subido o monte a ver se Deus tiraria o espinho da carne dele? (2 Co 12:7-8) Será se faltou fé da parte de Paulo? O que dizer de Timóteo? Por que Paulo não curou Timóteo? Afinal de contas, Paulo foi muito usado em cura (At. 14:10, 16:18, 20:10, 28:8), então ele poderia simplesmente ter curado Timóteo, não acham?

Para responder essas perguntas, quem melhor senão João. Na sua primeira epístola João escreve "E está é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve." (1 Jo 5:14).

O que é a madrugada?

Outro mito é em relação a "hora perfeita". Se você perguntar para um crente qual o horário em que ele acorda para orar na madrugada a resposta será rápida: às 3h. Agora quem foi que definiu esse horário? Qual o conceito de madrugada?

Madrugada, de acordo com o Michaelis [1] a madrugada é "o período de tempo entre a meia-noite até o nascer do Sol; madruga." Ou seja, o certo seria então no meio da madrugada já que geralmente o sol nasce às 6:00, dependendo de onde você mora, então o meio da madrugada seria às 3h. Crente, se você acordar às 5:30 pra orar, então você estará respeitando "a regrada de ouro" da oração "forte". Aproveite e já fique acordado até a hora de ir trabalhar e fique lendo a bíblia ou algum livro de teologia para aprender mais.

Minha consideração final

Se você está se perguntando sobre os versos nos evangelhos em que Jesus fala que tudo o quanto pedirmos ele fará, ou tudo que pedirmos com fé ele atenderá, não vou entrar em muito detalhe aqui, eu fiz um estudo sobre essa questão e você pode acessá-lo clicando nesse link. E para finalizar eu digo o seguinte, se você quer acordar de madrugada por ser mais calmo, mais tranquilo, que o faça, mas não diga que se você orar de madrugada Deus atenderá mais rápido sua súplica uma vez que a bíblia não ensina isso. Também não coloque um julgo desnecessário nos outros. Eu tenho o relato em primeira mão de um líder de jovens que pedia aos seus liderados que enviassem um joinha às 3h da manhã para mostrar que eles estavam acordados e orando. Sabe o feedback que eu recebi? Uns colocavam o celular para despertar nesse horário, davam o joinha e depois voltavam a dormir, um outro colocava para despertar às 3h e voltava pra cama, meia hora mais tarde o celular despertava novamente, ele dava outro joinha falando que já tinha orado e estava indo dormir. Me respondam qual o objetivo de tudo isso?

----------
[1] Madrugada. Disponível em <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/madrugada/>. Acessado em 14/06/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário