sábado, 9 de março de 2019

Gênesis 18

No capítulo anterior aprendemos sobre a mudança do nome de Abrão para Abraão, a instituição da circuncisão como sinal da aliança entre Deus e Abraão e novamente Deus fala de sua promessa para Abraão.

Neste capítulo nós lemos sobre a destruição de Sodoma de Gomorra e da promessa do filho de Abraão e Sara.

Então aparecem três figuras e Abraão corre para saudá-los, vendo que eram enviados de Deus e o próprio Deus [numa teofania] Abrão se prostra em terra e vai mandar preparar comida para eles. Depois um dos homens pergunta a Abraão sobre Sara e fala para ele que daqui a um ano ela voltaria e que ela já estaria com o filho. Sara escutando isso riu por dentro e Deus em sua infinita onipotência pergunta pra Abraão [retoricamente] porque Sara riu e fala que para Ele nada é impossível.

Depois o SENHOR fala pra Abraão de seu plano de destruir Sodoma e Gomorra pelos seus pecados e aí Abrão fica preocupado porque ali mora seu sobrinho Ló.

Vamos para as curiosidades e comentários do texto

Como Abraão sabia que diante dele estava o SENHOR Deus?

A resposta, ou melhor, a minha tentativa de responder a esta questão é puramente interpretativa, não me entendam mal. Uma vez que a bíblia não deixa claro o desenrolar dos fatos, pois vemos que a bíblia diz que "Apareceu o SENHOR [...]" e mais adiante "[...][Abraão] prostrou-se em terra e disse: Senhor [adonai] meu [...]". Aqui claramente é uma teofania de Deus, e vamos relembrar que Deus já havia aparecido para Abraão em mais de uma oportunidade (Gn 12:7, Gn 17:1). Em Gn 17:1 Deus apareceu para Abraão e aqui novamente, a diferença entre a aparição de Gn 17:1 e Gn 18:1-3 é de poucos meses, pois aqui no capítulo 18 o SENHOR fala para Abraão que Sara vai engravidar de um bruguelo e em Gn 21:5 lemos que Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu, não sabemos exatamente quantos meses mas de 100 para 99 de em Gn 17:1 digamos que foram alguns meses. Agora vamos para a pergunta, como Abraão soube que um daqueles três homens era Deus? A resposta correta é: não há resposta correta pois a bíblia não nos conta, mas eu quero acreditar que Deus veio na mesma forma de Gn 17:1 quando ele disse "Eu sou o Todo-Poderoso [...]", então Abraão reconheceu a sua face e de imediato se prostrou em terra.

"[...] lavai os pés e repousai [...]" (V. 4) aqui é a primeira vez que lemos sobre esse ato de lavar os pés. Sabemos tanto por contexto histórico quanto pela própria bíblia que naqueles tempos não haviam sapatos ou tênis como conhecemos hoje, eles andavam de sandálias (Ex 3:4, Js 5:15) e que lavar os pés, principalmente das visitas era um costume e um ato de hospitalidade (Gn 19:2; 43:24, Lc 7:44). Convenhamos que pé sujo é muito desconfortável. Nasci e me criei no interior do nordeste e andava só de sandália pelas ruas sem calçamento, ao chegar em casa tinha que lavar os pés pois não aguentava o desconforto de estar com os pés cheios de poeira. O mesmo acredito que acontecia aqui.

Uma correção a respeito da tradução ARA.

18:6 "[...] Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze pão assado ao borralho". Essa palavra borralho aqui que pode significar o forno onde se assa o pão está aqui de atrevida, uma vez que não temos isso no original. A NVI está assim "Depressa, pegue três medidas da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães". No Hb. מַהֲרִ֞ישְׁלֹ֤שׁסְאִים֙קֶ֣מַחסֹ֔לֶתל֖וּשִׁיוַעֲשִׂ֥יעֻגֽוֹת que ao pé da letra é "Rapido, três medidas de flor de farinha, amasse e faça pães". Uma curiosidade sobre o Hebraico é que não há artigo indefinido (um, uns, uma, umas), mas como a função da tradução é interpretar o que o autor quis dizer e trazer para a língua-alvo, adiciona-se os artigos indefinidos para fazer sentido. Se fosse feita uma tradução literal, ficaria estranho.
A King James traz "[...] faça três pães." Mas o texto fala de três medidas de farinha e não que eram três pães, agora se uma medida era equivalente a um pão aí são outros quinhentos, mas é melhor deixar o texto falar por si.

Curiosidade sobre o lanchinho que Abraão preparou para Deus o os Anjos

Abraão pediu para Sara preparar depressa uns pães e enquanto isso ele escolheu um novilho, entregou-o ao seu criado para que ele o preparasse. Preparar aqui significa, matar [os judeus degolam o animal vivo], tirar o couro, as entranhas, despencar [como se diz no nordeste para separar as carnes] e levar a carne para que seja preparado. Algo similar aconteceu quando o SENHOR apareceu para Gideão quando este foi incumbido de libertar Israel dos midianitas. Em Juízes 6:19 Gideão preparou um cabrito cozido e pães. Agora você imagine quanto tempo isso num demorou (risos) para matar o boi até a carne ficar prontinha. Eles devem ter esperado no mínimo umas 3h horas para que tudo ficasse pronto. Digo isso porque já presenciei o processo da transformação do boi em bife. Aqui se Abraão assou a carne, foi até mas rápido, mas como Gideão cozeu, demorou mais ainda.

Sodoma e Gomorra

Esses Anjos e o próprio Deus vieram com uma missão específica, 1. Anunciar o que fora prometido a Abraão sobre seu herdeiro (18:9-15) e 2. Julgar essas duas cidades perversas (18:16-33).

O verso 21 diz "Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor [...]". Não se enganem. A princípio esse verso pode parecer estranho, pois a conjunção "se" que dá ideia de "será se é mesmo?" Traz uma conotação de incerteza. Você deve estar se perguntando: - mas será se Deus em sua grande onipotência não tinha certeza desses fatos?  Aqui é o que os teólogos chamam de antropomorfismo. Outros exemplos disso encontramos no capítulo 6:6 quando a bíblia diz que Deus se arrependeu de ter feito o homem. E bem lá na frente no livro de 2 Reis Deus manda o profeta falar pra o rei Ezequias que ele iria morrer dessa enfermidade mas Ezequias começa a orar e chorar e então Deus manda o profeta voltar e falar pra Ezequias que ele viveria mais 15 anos. Estes são exemplos de antropomorfismo, vale a pena ler um pouco mais sobre esse assunto.

Intercessão de Abraão

A resposta que vou dar aqui é meramente opinativa. A corrente mais comum de pensamento diz que Abraão intercedeu pela cidade inteira perguntando pra Deus se acaso houvesse 50 pessoas justas na cidade Ele abortaria seu plano de destruição da cidade. Respondendo o SENHOR que sim, então Abraão pergunta novamente mas fala de 45 pessoas, depois 40, 30, 20 até chegar no número 10 e então Abraão se cala e Deus se retira da cena.

Quero acreditar que a cada resposta positiva de Deus, que sim ele abortaria a destruição da cidade caso houvesse algum justo, Abraão ficava mais convencido de que não havia nenhum justo ali, até que Abraão desiste de interceder (V. 32). O que me soa estranho é o porquê de Abraão se preocupar tanto com essa cidade que tinha tanta má fama. Eu quero acreditar que a maior preocupação de Abraão não é com a cidade, mas em particular com um certo indivíduo que habita lá, seu sobrinho Ló! Quando Deus anuncia a Abraão suas intenções para com aquela cidade, Abraão fica apreensivo e começa a dialogar com o SENHOR na esperança que ele poupe a cidade por amor ao seu sobrinho Ló.

Ora, Deus é o Todo-Poderoso. Você acha que ele já não saberia de antemão que ali não havia justo algum? Quando Deus fala "[...] Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles." mas enquanto isso os dois Anjos continuam caminhando em direção a cidade, e então a percepção de Abraão é: "Eita, não tem cinquenta justos ali, vou tentar quarenta e cinto", e isso continua até chegar no número dez e Abraão desiste. Mas como eu afirmei no início da resposta, esta é minha teoria baseada nesses argumentos.

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