quarta-feira, 6 de março de 2019

Lucas 1, Mateus 1

Começo pelo evangelho segundo Lucas pois este é o que traz mais detalhes acerca dos acontecimentos antes do nascimento de Jesus. 

Enquanto Mateus começa com a genealogia de Jesus a partir de Abraão até José marido de Maria. Marcos começa já com o ministério de João Batista e Lucas com a história pré-nascimento de João Batista.

O prefácio começa com um relato de Lucas descrevendo o motivo pelo qual ele escreve esse Evangelho e como ele o fez, investigando os fatos. Lucas era médico de formação e andou com o apóstolo Paulo. Diferentemente de Mateus e João que andaram com Jesus e o que eles escreveram foi baseado no tempo em que passaram com o Senhor, Lucas, conforme descreve no verso 3, fez uma investigação acurada sobre a vida de Jesus e escreveu esse relato endereçado à Teófilo. Agora esse Teófilo não sabemos quem é, há várias teorias acerca da pessoa de Teófilo, mas a verdade é que não sabemos a verdade uma vez que a bíblia não nos diz.

Zacarias e Isabel

Então vamos a história de João Batista, que começa com seus pais: Zacarias e Isabel. Conforme você leu Zacarias era um sacerdote e quando foi sua vez de exercer sua função de queimar incenso no santuário do Senhor um Anjo do Senhor apareceu pra ele dizendo que sua oração havia sido ouvida e que sua esposa daria luz à um filho: João Batista, a.k.a JB [nota minha =].

Vamos falar sobre o que Zacarias fazia, de forma resumida. Zacarias era um sacerdote da linhagem de Aarão. Aarão e seus filhos foram escolhidos por Deus para servirem a Deus como sacerdotes (Ex 28:1). Uma das funções dos sacerdotes era queimar incenso no santuário do Senhor, que é o que temos registrados em Lc 1:9, para mais alguns detalhes sobre as funções sacerdotais ver Nm 28.

Então o Anjo do Senhor fala pra Zaca [rias] que JB será grande diante do Senhor, [...] e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor. Quando lemos que ele [JB] irá no espírito de Elias para converter os corações dos filhos de Israel, o comentarista Matthew Poole diz que ele iria clamar o povo pra retornar pra Deus de verdade, apesar de conhecerem Deus eles estavam mergulhados em erros e o judaísmo se tornou um sistema legalista, muito religioso. E Elias foi um grande profeta usado por Deus para converter muitos que já não andavam mais nos caminhos do Senhor (1 rs 18:20-40).

Como vemos no texto, Zacarias acabou duvidando das palavras do Anjo e então o Anjo lhe falou que por ele ter duvidado, iria ficar mudo até que o menino nascesse. Quando Zacarias saiu, o povo que estava do lado de fora orando, se admiraram porque Zacarias demorou e como ele saiu sem falar nada eles deduziram que ele [Zacarias] havia tido uma visão no santuário.

Depois disso Zaca voltou pra casa. Isabel, sua esposa, então engravidou e ficou alguns meses reclusa. Vemos que ela ficou feliz por suas palavras no verso 25. Em uma sociedade patriarcal, a mulher que não gerava filhos não era vista com bons olhos. Vemos isso na própria bíblia. Em Gn 30:1 podemos ver o desespero de Raquel por não não conseguir ter filhos, enquanto sua irmã Lia tinha vários. No verso 23 depois de conceber ela fica muito feliz. Acreditava-se que não ter filhos era como se fosse um castigo divino¹, por isso as palavras "opróbrio" (lc 1:25) e "vexame" (gn 30:23).

Nascimento de Jesus (em Grego Ἰησοῦς lê-se iéçus)

A história conta que o Anjo Gabriel foi enviado para Nazará a uma virgem chamada Maria desposada de José [da linhagem de Davi].

Desposada (ARA), Prometida (NVI): a tradição² diz que no judaísmo esse ato de estar desposada/prometida era uma cerimônia que se fazia com um ano de antecedência do casamento.

Lucas conta com mais detalhes os fatos acerca da miraculosa gravidez de Maria. Mateus relata de forma mais resumida e vai até o nascimento de Jesus (Mt 1:18-25). Mateus também traz detalhes que em Lucas não vemos, como por exemplo, o fato da descoberta de José da gravidez de Maria. Sabemos que eles estavam prometidos, mas Lucas não fala sobre esse acontecimento. Pois bem, em Mateus lemos o relato de que José descobre da gravidez de sua prometida e bola um plano para deixar ela sem desgraçar sua honra, aí um anjo aparece para José em sonho explicando toda a situação e cita uma profecia messiânica do livro de Isaías (Is 7:14)

De volta pra Lucas. Maria então vai visitar sua parenta Isabel, pois o anjo do Senhor havia falado pra Maria que também Isabel de forma milagrosa havia engravidado, pois já era avançada em idade. O que acontece em seguida é algo muito lindo, Maria chegando na casa de Zaca e saudando Isabel, Isabel ao ouvir a voz de Maria o pequeno João Batista se meche todo no ventre de sua mãe e Isabel cheia do Espírito Santo começa a exclamar em voz alta: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto to teu ventre!"
Foi uma revelação do Espírito Santo, como veremos também no cântico de Zacarias. No verso 43 onde está escrito "E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?" onde está escrito provém no grego é o advérbio πόθεν(prothen) que quer dizer "de onde", mas algumas traduções como a King James, NVI traduzem a ideia de "honra", de fato a NVI está escrito "Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? "

Sobre o cântico de Maria e de Zacarias eu farei uma análise separada.

Nascimento de João Batista

Então chegado o tempo certo, nasce o famoso João Batista. Os vizinhos maravilhados com esse milagre [uma velhinha dando a luz] e seus parentes ficaram muito alegres com esse acontecimento. No oitavo dia foram circuncidar JB e é nesse dia também que registram o nome da criança [os Judeus era bons em manter esses registros genealógicos]. Sobre a circuncisão ao oitavo dia, está na lei: Lv 12:3, em Gênesis 17 escrevi um pouco sobre isso.

Ficou nessa de coloca o nome de Zacarias mas não tinha que ser João, e nisso após Zacarias escrever numa tábua o nome do moleque quando perguntado ele milagrosamente volta a falar e todos ficaram cheios de temor por causa desses acontecimentos: 1. Zacarias se demora no templo e sai de lá mudo, 2. Sua esposa que já em avançada idade consegue engravidar e 3. Ao terminar de escrever o nome de João, Zacarias volta a falar e começa a louvar a Deus. E isso se espalhou e todos ficaram temerosos, pois esta não iria ser uma criança comum.

Verso 80 João viveu nos desertos até o dia em que começaria seu ministério, que era anunciar a vinda do Senhor Jesus. Nada se sabe do que João fez durante esse tempo, há várias teorias mas vamos focar no que a bíblia nos diz. Só sabemos que ele se alimentava de gafanhotos e mel (Mt 3:4).

Voltando para Mateus.

Mateus, sendo ele mesmo um judeu, ele tinha em mente ao escrever essa carta os judeus. Podemos notar que ele frequentemente se referia ao Senhor Jesus como Filho de Davi para enfatizar sua linhagem messiânica [que Jesus era o messias prometido e que viria da linhagem de Davi (2 Sm 7)]. Por isso ele começa seu escrito com a linhagem de Abraão até José, esposo de Maria que gerou Jesus. Mateus queria aqui mostrar que Jesus era de fato o Messias prometido, mostrando todas as gerações desde Abraão. Lucas também traz uma linhagem, mas vamos falar disso só no capítulo 3.
Há uma pequena discrepância na genealogia de Mateus, só fui notar isso quando comecei a estudar o livro de Reis. Não há uma reposta correta acerca dessa discrepância, ou seja, ninguém sabe ao certo porque Mateus omitiu esses nomes, há teorias mas não vou discorrer sobre elas aqui. Você pode fazer uma pesquisa ou encontrar uma boa teoria no site Got Questions³.


¹Ellicott
²Pulpit, Cambridge Bible for Schools and Colleges
³Genealogia de Jesus de acordo com Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário