segunda-feira, 11 de março de 2019

Gênesis 19

No capítulo anterior vimos o encontro de Deus e dois de seus anjos com Abraão. Eles vieram com dois objetivos: trazer boas novas para Abraão e julgar Sodoma e Gomorra.

Aqui no capítulo 19 continuamos essa saga. Os dois anjos, em forma de homem, vão para a cidade de Sodoma onde são acolhidos por Ló. Ele então convida os dois homens para passarem a noite em dua casa e lhes dar de comer. Antes de dormir, alguns homens da cidade cercaram a casa de Ló e exigiram que Ló entregasse os homens [anjos para que eles os sodomitas pudessem abusar dos convidados de Ló. Ló não consente com o pedido dos homens e sai para conversar com eles, mas eles estão dispostos a usar a força bruta para conseguirem seu objetivo, porém os convidados de Ló resolvem a parada cegando os homens que queriam lhes causar mau, pois eles eram anjos e tinham poderes.
Então os anjos contam a Ló a que vieram e fala pra Ló se preparar para deixar a cidade que será destruída. No dia seguinte Ló deixa a cidade com suas duas filhas e esposa e quando já estão longe e a salvo as cidades de Sodoma e Gomorra são destruídas.
Temendo a extinção da linhagem de seu pai uma vez que seus futuros maridos não acreditam nas palavras de Ló, ficaram na cidade e morreram, as filhas de Ló acabam engravidando de seu próprio pai de forma ardilosa, dando origem assim as nações de moabe e dos filhos de amo.

Agora bora partir para as curiosidades do texto

5 "[...] Traze-os para fora a nós para que abusemos deles." (ARA). O verbo em Hb. יָדַע (yada) tem muitos significados, sendo o mais amplo conhecer, mas que dependendo do contexto significa "ter relações sexuais." e de fato a NVI traz exatamente essa tradução "[...] para que tenhamos relações com eles."

8 "tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei [...]", é isso mesmo que você está pensando, os safadinhos de Sodoma foram até a casa de Ló com intenção de abusar de seus convidados [os Anjos] e Ló implorando para que eles não fizessem mal algum aos homens, oferece suas próprias filhas em troca dos convidados. Por mais horrendo que isso possa parecer para você, nos dias de hoje, naquela época não era tão tenebroso assim. Isso se repete em Juízes 19:24 quando o levita de Efraim foi buscar sua concubina, na volta ao chegar em Gibeá um senhor ofereceu-lhe abrigo mas os homens da cidade [que a bíblia diz serem filhos de Belial] vendo isso foram até a casa do senhor e queriam que ele trouxesse o levita para fora para que eles pudessem abusar dele, ao invés o senhor ofereceu-lhes sua filha e uma concubina. Hospitalidade nesta época era coisa séria, um artigo¹ da Northwest University tenta traçar a historicidade acerca do tema. É também o que os comentarista Ellicott e o Cambridge Bible argumentam.
Só a título de curiosidade, minha bíblia² é a Almeida Revista e Atualizada (a.k.a ARA) e nela está escrito que as filhas eram virgens, mas se você pegar uma ACF por exemplo não verá a palavra virgem e sim "não conheceram homem" ou não יָדַע (yada) conheceu homem. Que semanticamente alando é a mesma coisa, era só pra dizer que aqui a palava no Hb. não é virgem.

9-10 uma tradução [interpretação] mais clara seria "Eles falaram "Saia da frente", esse [Ló] chegou aqui como forasteiro e quer agora ser juiz. Então empurraram Ló e chegaram perto da porta para arrombar mas os homens [anjos] puxaram Ló para dentro [de casa] e fecharam a porta e feriram os homens [de Sodoma] com cegueira [com um ato milagroso, pois eram Anjos do SENHOR].

Na parte que trata da origem dos moabitas e amonitas mais especificamente no verso 31 temos uma dificuldade interpretativa, onde lemos "[...] Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco [...]", a dificuldade é no "não há [mais] homem na terra", Gill's interpreta essa passagem dizendo que ela estava achando que não havia mais homem algum no mundo e tenta outras formas de explicar essa passagem. Há varias possibilidades aqui, pode ser que elas acharam que Zoar também fora consumida, etc. A verdade é que não saberemos a resposta correta, uma vez que a bíblia não nos conta.


¹HOSPITALITY IN THE ANCIENT NEAR EAST <https://eagle.northwestu.edu/faculty/bob-stallman/files/2011/03/4.pdf>. Acesso em: 11/03/2019.
²Na verdade, eu tenho duas bíblias em papel, uma ARA e uma NVI em Inglês [todas presentes], mas sempre consulto outras versões online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário