sexta-feira, 15 de março de 2019

Gênesis 20

Capítulo curto e com uma história direta, mas sempre fica algumas questões com dificuldades de resposta. Como é uma história bem resumida e a bíblia não nos dá nenhuma cronologia ficamos com algumas dúvidas.

Então aqui a repetição da estória de Gn 12 onde Abraão foi pro Egito e chegando lá, temendo por sua vida, ele diz que Sara é sua irmã [o que não deixa de ser verdade]. Aqui Abraão passou um tempo em Gerar e lá a estória se repete, ele diz que Sara é sua irmã. Abimeleque, rei de Gerar, então toma Sara para ser sua mulher mas Deus intervém e em sonho fala pra Abimeleque que ele tem que devolver Sara caso contrário sofrerá graves consequências. Até vemos que Abimeleque diz que não fez por mal e Deus diz que Ele quem o fez não tocar em Sara.

Abimeleque vai cobrar explicações de Abraão sobre tudo isso, depois que ele teve o sonho, Abraão se explica e de quebra ganha muitos bois, ovelhas e prata.

Curiosidades e comentários do texto

Primeiro vamos falar do personagem Abimeleque, rei de Gerar, que significa pai é rei. É a junção das palavras אָב (ab) pai e מֶלֶךְ (melek) rei: אֲבִימֶלֶךְ (abimelek).

Por que Abraão deixou sua esposa ser levada?

Pelo amor a sua vida (risos). Abimeleque assim como o Faraó (Gn12) tem a sua disposição um exército leal que estão dispostos a matar qualquer um que o rei mandar. Essa Sara deveria ser muito bonita mesmo para chamar a atenção de reis dessa forma. E tecnicamente Abraão não mentiu uma vez que Sara também é sua irmã por parte de pai (v.12), ele apenas omitiu a parte de que também é sua esposa, omitir não é mentir (Prov. 12:22-23).

Uma diferença entre esse relato e o de de Gênesis 12 é que aqui o rei Abimeleque permitiu que Abraão ficasse em sua terra já o Faraó mandou Abraão embora de sua terra (Gn. 12:19-20). 
Abimeleque não era uma pessoa má, visto que ele disse para Deus em sonho que não tomou Sara por maldade já que ele não sabia de toda a verdade e Deus reconheceu isso (V.6) e vemos que ele permitiu que Abraão vivesse em sua terra, diferentemente do Faraó que o expulsou (Gn. 12:20).

Uma dificuldade que encontrei no texto, para a qual não encontrei reposta é em relação ao castigo de Deus para a casa de Abimeleque. Explico. Deus fala para Abimeleque devolver Sara e que Abraão oraria por ele e ele viveria (v.7), Abraão então orou por Abimeleque (v.17) e Deus o curou porque Deus fez com que todas as mulheres da casa de Abimeleque ficassem estéreis (v.18). Minha dificuldade é entender como que eles souberam que elas estavam estéreis, uma vez que toda a narrativa dá a entender que foi tudo muito rápido, do rapto de Sara até a revelação de Deus e a confissão de Abraão. Para você saber que é estéril não é da noite para o dia. Se você está tentando ter um bebê e não consegue você então percebe que há algo de errado, foi o que aconteceu com Raquel que enquanto sua irmã teve quatro filhos ela não teve nenhum (Gn. 30:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário