segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Gênesis 10

O capítulo 10 que fala da descendência dos filhos de Noé é dividido entre as descendências de Jafé (2-5), Cam (6-22) e Sem (22-31) e com muitas particularidades.

Alguns dos descendentes foram mais prominentes do que outros, como Ninrode, Arfaxade, Héber e Canaãn e outros nem tanto. O fato é que o capítulo dez de um lado, em uma primeira leitura parece ser o mais chato e mais incompreensível da bíblia, e por outro é um livro de importância sem precedentes para o estudo da origem das nações (William F. Albright).

Não vou aqui comentar todos os nomes mencionados nesse capítulo, pois há muitas teorias sem fundamento bíblico, fruto da imaginação [algumas vezes lógica] mas sem respaldo bíblico, até tem alguns trabalhos acadêmicos com achados históricos, mas não é o objetivo dessa exposição para também não tornar essa leitura muito longa.

Curiosidades a respeito dos nomes

Valente como Ninrode (V.9). Nesse verso está escrito que Ninrode foi o mais valente dos caçadores e por isso se diz "Valente como Ninrode". Lembremos que quem escreveu o livro foi Moisés, então podemos inferir que no tempo de Moisés a lenda de Ninrode era muito conhecida e que era um ditado comum na época.

Arfaxade, filho de Sem, eu coloquei aqui como nome importante pois Abrão é da descendência desse caboclo. No capítulo onze veremos com mais detalhe a árvore genealógica de Sem até chegar em Abrão [ou  Abraão].

Canaã. Veremos muito a respeito deste nome. E de fato o nome Canaãn (heb. כְנָֽעַן) é mencionado 93 vezes no AT. Seus descendentes habitaram na terra de Canaã, terra essa que Deus prometeu para Abraão e que anos mais tarde viria a ser conhecida como Israel. Os filhos gerados de Canaã foram inimigos do povo escolhido de Deus, mais na frente vamos ver; jebuseus, heteus, heveus, amorreus, etc. 

Héber, neto de Arfaxade. Há uma corrente de pensamento que diz que o nome Hebreu vem de Héber. Héber em hebraico é עֵֽבֶר e Hebreu é עִבְרִ֑י (Gn 14:13). Notaram a similaridade nas palavras? A primeira letra é ain (עִ),segunda é bet (בְ) e terceira resh (רִ֑), só na palavra Hebreu tem uma a mais que é o yud (י). Esse pontinhos embaixo das letras é para indicar a pronúncia, pois o hebraico não é tão rico como nosso bom Português. Só um exemplo, a palavra shabat שַׁבַּ֨ת e isbot שְׁבֹּת֙. Ambas contém as mesmas letras em hebraico, shin (שַׁ), bet (בַּ֨), tav (ת), mas notem nos pontinhos (niqqud), isso indica a pronúncia.

Para resumir de uma forma bem ampla e bem superficial sem entrar nos detalhes, quais regiões foram fundadas por quais dos filhos de Noé, vejamos abaixo:

Sem deu origem a Asia
Cam deu origem a África
Jafé deu origem a Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário