sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Gênesis 9

O capítulo 8 termina com um sacrifício que Noé fez para o Senhor e uma reflexão de Deus falando para si mesmo que não voltaria a amaldiçoar o homem. Aqui no capítulo nove Deus reitera essa promessa e faz uma aliança visível, em forma de um arco, para que sempre que olhemos lembremos de que Deus prometeu não mais destruir o homem uma vez que Deus sabe que "é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade [...]". Em poucas palavras: o homem é ruim por natureza, não adianta Deus mandar dilúvio e mais dilúvio que o ciclo se repetiria.

O capítulo começa com Deus abençoando Noé e dando uma orientação para que eles sejam fecundos e multipliquem-se, encham a terra. Olha que eles tem um trabalho árduo a fazer que é multiplicar e encher a terra [coitada das mulheres].

Vimos no capítulo quatro o primeiro homicídio registrado na bíblia e aqui Deus faz um alerta sobre essa questão, conforme veremos no comentário Deus não vai deixar barato essa questão de um homem matar o outro. O homem foi criado a sua imagem e semelhança então nada de um ficar matando o outro. Novamente Deus fala para que sejam férteis e multipliquem e dos versos 11 ao 17 Deus fala de sua aliança e do arco [que é o arco-íris].

O que segue, acredito eu que tempos depois, haja vista o tempo para que a vinha cresça e dê frutos, é a história da maldição de Canaã. Seu filho Cam [a ACF traduz como Cão] vendo que seu pai está bêbado e pelado, vê a nudez do seu pai, o que pelo contexto da passagem é algo ultrajante e vai falar para seus dois irmãos a respeito do caso, mas os outros dois não fazem igual a seu irmão, pelo contrário eles pegam uma capa para cobrir seu pai, mas eles vem andando de costas para não ver a nudez do velho. Quando Noé acorda e fica sabendo ele amaldiçoa Cam e abençoa Sem e Jafé.

Agora a parte boa, comentários e curiosidades

Verso 2 "Todos os animais tremerão de medo de ti [...]", duas observações no texto, o texto que segue menciona animais selvagens (hayat), aves, peixes, criaturas que se movem [répteis: a raiz é a mesma de répteis Gn 1:24], mas notem que o texto não menciona gado ou animais domésticos, behamah em hebraico. A princípio eu imaginei que essa nova ordem de Deus para que os animais temessem estaria interligada com o próximo verso onde a partir de agora o homem passa a poder consumir carne animal [até então o homem só comia ervas e frutas Gn 1:29]. Não encontrei, porém, nenhum comentário a esse respeito. Abaixo minhas considerações, análise minha, ninguém é obrigado a concordar.

Deus falou para Adão que devido ao seu pecado, ele teria que suar a camisa agora para poder se alimentar (Gn 3:19), e aqui o texto deixou de fora animais domésticos, behamah. As feras, os peixes etc. iriam temer o homem. Ora, seria muito fácil para o homem ir no lago e pegar uns peixinhos sem esforço algum, o mesmo acontece na natureza onde o homem iria lá chamava um corço, antílope, gnu, mataria ele e comeria sua carne. Mas não, tem que ter o trabalho de caçar (Gn 25:29), pois "do suor do teu rosto comerás o teu pão". Mas você pode então argumentar, e os animais domésticos? Sim, tinha lá o gado; boi, ovelhas, cabras, mas esse animais precisam de cuidados, precisa pastorear as ovelhas, o gado, etc. Já as feras dos campos estão lá sozinhas, comendo e bebendo, prontinhas para alimento, só tem o trabalho de caçar [passar horas na espreita].

Verso 5 Certamente requererei, a palavra requerer aqui em hebraico vem da raíz drash (דְרֹ֔שׁ) que significa procurar, recorrer, requerer; requerer aqui com o sentido de requerer vingança (Pulpit).

Para não tornar o comentário muito extenso, vou escrever da forma que eu entendi que ficaria mais resumida e direta.

Disse Deus: Seu eu me preocupo até com o sangue [vida] dos animais, que dirá o de vós homens (Poole, Benson), e para que vós homens saibais que eu me preocupo tanto com a preservação da vida, se até um animal matar um homem, o animal será morto¹ (Benson, Barne's, Gills'), portanto apesar de lhes ter concedido o direito de tirar a vida de um animal [para seu consumo], vós não podeis tirar a vida de outro homem.

Verso 6  "Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; [...]". Aqui já se tem a ideia de que havia a figura de algum juiz, pois o texto indica que alguém derramará o sangue deste que tirou a vida de outro (Benson, Poole, Gill's).
"[...] pois Deus fez o homem a sua imagem e semelhança". O homem é diferente do animal,sendo assim um assassinato não é somente uma ofensa contra o homem mas também contra o próprio Deus (Poole).


¹Êxodo 21:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário