sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Gênesis 13

Então Abrão e sua família, junto com Ló & cia voltaram do Egito para a terra de Canaãn.
Abrão tinha muitos bens e gado, Ló também não ficava pra trás, também tinha muito gado. Aconteceu que houve brigas entres os pastores do rebanho de Ló com os pastores de Abrão, devido ao fato de eles terem tantos animais que a terra já estava ficando pequena para os dois. Abrão prevendo que isso iria acabar em confusão chama seu sobrinho, fala que a melhor solução é a separação e dá a ele a oportunidade de escolher um lugar pra ele ir. Aí vemos o caráter de Abrão, ele não foi nada egoísta, ele deu a chance pro seu sobrinho.
Ló então escolhe as campinas do Jordão, pois eram bem irrigadas e teriam bastante comida para o seu gado. Abrão fica em Canaãn.

A bíblia diz que Ló foi armando suas tendas até chegar em Sodoma. Lemos aqui uma advertência sobre Sodoma, que mais adiante entenderemos o porquê disto, por hora basta saber que Sodoma era uma cidade onde seus habitantes eram grandes pecadores.

Deus então fala pra Abrão contemplar toda aquela terra, pois sua descendência iria possuir toda aquela terra. Deus fala pra Abrão que sua descendência será como os grãos de areia, impossível de contar. Se alguém conseguir contar os grãos de areia também conseguirão contar sua descendência

Agora vamos para algumas curiosidades do texto e comentários

Verso 8 Disse Abrão a Ló. Aqui dá a entender que como uma sequencia dos fatos no verso anterior onde diz que "houve contenda entre os pastores do gado de Abrão [...] e de Ló", Abrão percebendo que o semblante de seu sobrinho começa a mudar, ou seja, ele começa a ficar do lado de seus pastores e já não vê a relação com o tio como antes, devido aos seus interesses próprios, Abrão porém, como o mais sênior e sensato prevendo problemas maiores, toma a frente em resolver a situação de forma amigável. Percebemos isso quando Abrão fala "[...] se fores para a esquerda, irei para a direita; [...]", aqui Abrão está dando o direito de escolha para seu sobrinho como uma prova de que ele realmente se preocupa com ele e quer resolver isso sem mais contendas. Se fosse outro ele [Abrão] escolheria a melhor terra e diria "você fica com aquela parte", mas aqui vemos que Abrão dá esse poder se escolha para Ló, como quem diz "vai lá, pode escolher a melhor parte para você".

Ló então então observa a campina do Jordão e vendo que era bem servida de água* escolhe essa região. Uma curiosidade aqui onde coloquei o asterisco. Minha versão [Almeida Revista e Atualizada] está como "bem regada" e na NVI está "bem irrigada". O interessante aqui é que a palavra usada em Hebraico é מַשְׁקֶה (mashqeh) que significa mordomo ou copeiro (gn 40:1). Muito interessante esse jogo de palavras/significados; pois o copeiro serve água [ou vinho] para seu senhor. Aqui a palavra no contexto dá a ideia de que a terra é bem servida de água.

Ló foi direto pra Sodoma?

Já sabemos que Ló escolheu ficar nas campinas do Jordão e Abrão habitou na terra de Canaãn (v.12) e nesse mesmo verso lemos que Ló "[...] ia armando as suas tendas até Sodoma". A palavra no Hebraico aqui usado para "até" [na minha tradução ARA] é עַד (ad) que é uma preposição com vários significados: enquanto, até, até mesmo, tanto quanto. E para se ter uma ideia essa palavra é usada 1260 vezes no antigo testamento com seus diversos significados, então sua leitura fica difícil. Conforme falei na minha tradução está escrito "[...] até Sodoma.". Já na NVI "[...] próximo a Sodoma.".

Como não existe uma resposta correta, eu vou dar a minha versão e vou me basear no seguinte: pelo contexto vemos que eles viviam em tendas (Gn 12:8; 13:3; 13:12; 13:18) e como eram pastores de gado, e esses animais comem capim (Gn 1:30) [não preciso de uma referência em gênesis para dizer que gado come capim, pois fui nascido e criado no interior e no meio de bichos; bodes, bois, cavalos]. Hoje fazendas de pecuária dependendo do seu tamanho podem trabalhar com pecuária extensiva onde o gado é criado solto em grandes pastagens e a intensiva onde é em confinamento [o homem tem o trabalho de prover a alimentação] e algumas fazendas trabalham com piquetes rotativos, onde o gado fica determinado tempo em um piquete e depois que o capim é consumido, o gado é transferido para outra área enquanto a área anterior se recupera.

Porque eu dei todo esse arrudeio [como se diz no nordeste], para basear minha análise, pois naquela época o pastoreio era bem primitivo, não existiam áreas demarcadas como hoje [por isso a briga dos pastores] era necessário alguém tomando de conta do gado enquanto eles se alimentavam, e isso quer dizer que por onde o gado passava, o pasto é consumido e o gado precisa percorrer mais área para conseguir se alimentar e por isso a necessidade de mudar a tenda de lugar, pois você tem que ir pra onde tem comida para o seu gado. Assim onde o gado comeu hoje, amanhã já não tem mais capim, só que daqui a um a três meses esse capim voltará a crescer [ou não, dependendo das condições climáticas]. É por este motivo que eu creio que a interpretação mais correta seja a que Ló não foi diretamente para Sodoma, ele foi armando suas tendas até chegar lá.

O que é esse altar de que a bíblia tanto fala?

Até este capítulo essa palavra já apareceu 6 vezes e ao longo do antigo testamento 401² vezes no total.
Um altar מִזְבֵּחַ (mizbeach) é uma estrutura na qual se oferece sacrifícios, feita geralmente de pedra (1 Rs 18:32). Como estamos falando dos primórdios, pense em algo bem simples, uma estrutura feita de pedras, larga o suficiente para caber um ovino (gn)[carneiro, cordeiro], e como esse sacrifício era queimado, podemos inferir que acima da estrutura colocava-se lenha e em cima da lenha o animal já sem vida.

Ellicott, Pulpit
² https://biblehub.com/hebrew/strongs_4196.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário