terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Gênesis 7

No capítulo seis a gente viu que Deus decide então dar cabo a todos os animais que ele criou junto com o homem, salvo um e sua família: Noé & Cia.

Nesse capítulo Noé põe em prática esse plano. Noé termina a construção da arca no capítulo anterior (Gn 6:22). E aqui ele poe em marcha o plano. A gente pode notar que mesmo passado os 120 anos que Deus deu como prazo máximo para o povo se arrepender e evitar as consequências do dilúvio, vemos que o povo não se arrependeu mas Deus ainda dá mais sete dias, enquanto  isso Noé já vai arrumando as coisas na arca, depois de ter colocado todos os mantimentos e os animais começam a entrar. 

Findado os sete dias, Noé entra com todos, fecha a arca e Deus abre as fontes do abismo, as janelas dos céus se abrem e o dilúvio começa também com muita chuva, chuva que se estende por 40 dias seguidos até que tudo que tem fôlego morre. Noé e sua família são os únicos adam (homens) na terra.

Vamos aos comentários e Curiosidades

Verso 2 se você ainda não leu a bíblia e principalmente levíticos essa passagem aqui não levanta nenhuma luz vermelha, mas para quem já conhece um pouco vê aqui algo curiosos a respeito dos animais limpos pois este é um conceito que foi introduzido muitos anos depois do dilúvio, no tempo de Moisés que está no livro de Levíticos, tanto para sacrifícios quanto para o consumo de carne do povo de Israel.

Dito isto vamos para as considerações. Os comentaristas acreditam que essa noção do que é limpo ou não limpo era conhecida de Noé ou Deus o instruiu [itálico: nota minha]. A bíblia não diz mas podemos inferir baseado no texto, se Deus falou "Noé, dos animais limpos você vai levar sete pares*" aí Noé "Mas Deus o que é animal limpo?" e então Deus fala. Pronto, morreu assunto.

Agora sabemos que não se come carne até então, para que os animais limpos? Para sacrifícios¹. Já sabemos que havia sacrifícios ao Senhor (Ver Gn 4:4) e que quando Noé saiu da arca ele oferece sacrifícios ao Papai (Gn 8:20) então os animais eram para sacrifícios.

*Sete pares, tanto no original quanto nas traduções o texto traz "sete e sete, seu macho e sua fêmea" o fato de sete ter se repetido traz muita confusão, Ellicott acredita que o texto não se refira especificamente a pares, mas o fato de ter "macho e sua fêmea" sabemos que é par, já outros² comentaristas dizem que isso significa par e não tentam explicar de outra forma essa repetição e esta é conclusão que eu compartilho, o porquê da repetição não sei, mas não faz outro sentido fora esse.

Verso 4 Notem o advérbio ainda aqui. Deus está dando uma última chance para que se arrependam³ dos seus maus caminhos e dar tempo para Noé finalizar os preparativos para o embarque na arca antes do dilúvio [não dá pra deixar para última hora].

Você deve ter notado uma repetição sobre a entrada de Noé na Arca nos versos 7 "Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, [...]" e no verso 13 "E no mesmo dia entraram na arca Noé [...]". São poucas as explicações para essa repetição, o que deixa o leitor um pouco confuso, mas de acordo com um comentarista que consultei, isso foi um recurso de linguagem para dar uma ênfase na narrativa5 dando um efeito mais dramático. Eu particularmente acho essa explicação um pouco vaga demais, mas de fato é um tanto difícil explicar essa a dupla narrativa sobre a entrada de Noé e os animais na arca.

O que é uma arca?

 Eu sempre assimilei arca com barco, mas fazendo uma pesquisa sobre a palavra tanto em português quanto em hebraico pude notar que arca não é sinônimo de barco. Arca aqui em hebraico é tebah (תֵּבָה) que significa baú ou caixa, cesto. Essa palavra foi usada para descrever o cesto em que Moisés foi carregado pelo rio (Ex 2:3) e a palavra não é a mesma usada para a arca da aliança. Por ter esse nome que nos remete a caixa alguns podem pensar que a arca de Noé era quadrada, mas por ser uma embarcação ela deveria ter as características de uma embarcação para navegar e não virar, pois uma caixa de madeira pode até boiar mas suas características não são apropriadas para navegação por diversos motivos que não cabe aqui descrever. Só tenham em mente que arca e barco não são sinônimos.

O que são as fontes do abismo e janelas dos céus?

No verso 11 vemos que "[...] se romperam as fontes do abismo e as janelas dos céus [...]". Mas o que são essas fontes do abismo, e essas janelas dos céus? Como de costume eu vou falar aqui sobre algumas das linhas de interpretação, não sou eu quem está dizendo, mas estou resumindo comentários de eruditos bíblicos. Fontes do abismo, abismo aqui tehom (תְּהוֹם) quer dizer profundo, abismo logo pensamos em algo abaixo da terra e logo vem a minha cabeça os aquíferos (quem nunca ouviu falar no aquífero guarani?) que são reservatórios de águas que ficam debaixo da terra. Logo ao se romperem as comportas, essas águas que estavam presas nesses aquíferos logo surgiam de solo para inundar a terra. [apenas uma nota minha, busque algum vídeo no youtube sobre poços artesianos ou blowout em perfuração de petróleo. A pressão debaixo da terra é tão grande que a água/petróleo jorram com uma força tremenda]. No salmo 33:7 onde está escrito "[...] e em reservatório encerra [...]" o texto em hebraico numa tradução livre e literal seria "armazena no armazém profundo" a palavra usada para profundo é da mesma raíz que a de fonte do abismo. Estão de acordo com essa interpretação Benson Pulpit, Cambridge Bible.

Já as janelas dos céus é outro caso. Lembra de Gênesis 1:7 onde comentei sobre a criação dos céus? Lá fala das "[...] águas que estavam embaixo da expansão e das águas que estavam sobre a expansão [...]". Então, alguns comentaristas escrevem que essas janelas dos céus se referem a essas águas sobre a expansão, seguem essa linha de interpretação: Benson, Poole, Cambridge BiblePoole em seu comentário também menciona que há quem ache que essas janelas eram meras nuvens. Mas visto que tanto aqui quanto em Gn 8:2 o texto menciona exatamente essas três "fontes" de água, fontes do abismo, janelas dos céus e chuva, quero acreditar que nuvem (chuva) e janelas dos céus não são a mesma coisa.

Só a título de curiosidade, você sabe como acontece a chuva? Essa eu tive que pesquisar. De forma abreviada o sol bate nas águas (oceanos e lagos, açudes, etc) a água evapora e a medida que esse vapor vai subindo ele vai se esfriando até que fica frio o bastante para forma gotinhas que coladas umas nas outras forma nuvens. Quando a nuvem ta bem preta é sinal que há muitas gotas juntas e vai chover. À medida que mais gotas vão se juntando às nuvens esta vai ficando pesada e a gravidade faz o resto, ou seja, elas caem em forma de gotas. Cientificamente falando um dilúvio só com chuva parece impossível, mas para Deus nada é impossível (Oh Glória!). Mas temos essas três fontes de água pro dilúvio.



¹Ellicott, Benson
²Cambridge Bible for Schools
³Benson, Matthew Poole, Pulpit
4Cambridge Bible for Schools and Colleges
5Pulpit

Fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário