terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Gênesis 6

Enquanto que o capítulo 4 foca no nascimento de Cain e Abel, o primeiro homicídio e a ida de Cain para outra região. O capítulo 5 foca na genealogia de Adão até Noé, o ator principal do capítulo 6.

Nesse capítulo a gente vê que devido a multiplicação da maldade dos homens, Deus se arrepende de ter criado o homem e resolve acabar com o toda a criação que vive na terra, homem, animal, réptil e aves mas ele ainda não resolve dar cabo de tudo de uma vez. Mas Deus acha graça em um homem, Noé, ele incumbe Noé da tarefa de construir uma arca para salvar os animais, Noé e sua família e ainda dá um prazo de 120 anos para que o homem possa se arrepender.

Durante esse tempo, Noé prega para o povo mas ninguém lhe dá ouvidos. Noé acaba a arca.


Agora vamos para alguns comentários e curiosidades

verso 2: "vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens [...]"

Uma passagem muito controversa. Há três linhas de interpretação aqui de acordo com Ellicott:
1. Que os filhos de Deus (bene elohim) eram nobres, homens de alto escalão;
2. Que eram anjos - o comentarista até menciona Judas 1:6 e 2 Pedro 2:4, apesar de que eu acredito que esses textos se refiram a anjos caídos;
3. Essa é a mais aceita, de acordo com o comentarista, de que os filhos de Deus eram descedentes de Sete, que casaram com as filhas dos "homens" por mero capricho, por serem formosas, corrompendo-se.

A dificuldade com essa última interpretação é que ninguém explica como essa mistura de filhas de Sete com filha dos homens poderia gerar os homens valentes e varões de renome como descrito no verso 4.

Na Cambridge Bible também vemos que o comentarista concorda que essa linha de interpretação deve ser ignorada pois ela não explica como essa relação pode gerar homens valentes.

A título de comparação e curiosidade, ¹Benson em seu comentário escreve que os filhos de Deus eram de fato homens de Deus (filhos de Sete) e que as mulheres dos homens eram mulheres profanas (filhas de Cain).

Você então deve estar se perguntando, então como eu faço nesse caso de tantas possibilidades? Faça como eu faço, simplesmente se perguntado sobre esse texto, diga que há essas interpretações - entre várias outras - e não afirme nada para não ficar feio, pois sempre há algum sabidão que afirma que sabe das coisas. Como por exemplo em Mateus 3:11 quando João fala que Jesus batiza com o Espírito Santo e fogo, muitos pentecostais afirmam com o peito inflado de que o fogo a que o texto se refere é um fogo bom, quando a maioria absoluta dos comentaristas dizem que este é o fogo do juízo. A propósito eu sou assembleiano, mas ao contrário de muitos, eu estudo e não engulo tudo o que o "pastor" que está ali no púlpito fala, pois há muitos "pastores", que, sim, foram chamados por Deus, mas não dão o devido valor ao estudo, pregam só na revelação (o que eu gosto muito) porém falham no estudo e aprofundamento das escrituras.

Verso 3, Acredite se quiser mas há quem interprete essa passagem como Deus falando que o homem viverá no máximo 120 anos. Ora, até então vemos os personagens bíblicos morrendo bem velhinhos; Maalalel 895 anos, Jarede 962, Enoque 365, etc. Mas essa interpretação deve ser refutada pois após esse comando, vemos que Noé e os seus filhos viveram muito mais do que isso e Abraão morreu aos 165 (Gn 25:7) por exemplo, entre outros exemplos.

O que boa parte dos comentários que consultei (alguns enrolam e não falam nada) afirma é que os 120 anos é uma sentença para que o povo se arrependa de seus maus caminhos, tempo este que é o prazo máximo para o grande dilúvio. Corroboram com essa teste Barne's, Gill's, Geneva Study Bible e Benson² e que durante esse tempo Noé pregava o arrependimento para o povo, usam como base o texto de 2 Pe 2:5 (Benson, Barne's).

Verso 4 que fala de gigantes, a palavra aqui no hebraico é nepilin (נְפִלִים se pronuncia nefilin ou nephilin em Inglês).
Aqui segue o raciocínio da observação do verso 2. O fato de quem era os filhos de Deus não explica o motivo dos gigantes nem desses varões valentes e de renome. Vamos deixar como está, gigante é gigante e varão de renome é varão de renome.

Porque não tinha peixe na arca?

Iria colocar a pergunta de outra forma mas achei essa mais engraçada. A verdade é que quando Deus sentenciou a destruição do homem ele disse "Destruirei desde o homem que criei, até os animais, répteis e aves do céu". Notem que ele não falou nada de peixes (taninnim = criaturas do mar Gn 1:21) e no Cap 7:20-23 quando Deus lista os animais que pereceram, os peixes também não estão inclusos.
Verso 7 Curiosidade

Outra curiosidade, a NVI traz no verso sete que Deus destruirá os animais grandes, pequenos e aves do céu, na ACF fala animais, répteis e aves também na ARA. O fato é que animais aqui é behemah, répteis ou coisas que rastejam remés e aves owp, então as traduções mais fieis são: ARA e a ACF.

Não vejo necessidade de fazer comentários verso a verso. Do verso 5-22 não há muito o que se comentar num nível macro.

O povo sabia o que era chuva antes do dilúvio?

Talvez sim talvez não. Bom, o fato é que a bíblia não menciona, então o que eu vou escrever aqui é fruto de interpretações de passagens bíblicas. Há quem diga que quando o autor de Hebreus falou que Noé pela fé "[...] quando avisado a respeito das coisas que ainda não se via, [...], [...] construiu uma arca. [...]"³, dizem que as coisas que não se viam, uma delas era a chuva. Benson comenta que essa parte é mais ampla e inclui a destruição de toda humanidade por um dilúvio (ninguém ainda havia ouvido falar de tal coisa).
E em Gn 2:4-6 o texto fala que Deus não havia feito chover até então e que as plantas eram regadas com água que brotava (עָלָה) da terra. Depois desse verso só vemos ouvir falar de chuva só no capítulo 7, no 6:17 Deus fala em dilúvio. Podem argumentar que depois da queda e da consequente expulsão do Éden, o homem perdeu toda sua mordomia e isso significa que a água que brotava naturalmente também parou e que o homem dependia de chuva, mas isso é apenas uma ideia minha, pois como falei já no início, a bíblia não tem um versículo específico que diga "antes de Noé não tinha chuva". Eu acredito que não, que não chovia antes de Noé e a chuva passou a fazer parte do cotidiano após o dilúvio.

Como coube tantos animais na e tanta comida na arca?

Aí já é especulação demais (risos). Lucas 1:37 está escrito "Porque para Deus nada é impossível". Então como Noé fez só vamos saber quando estivermos lá do lado do pai. Mas assim como as sandálias dos israelitas não se gastaram durante todo o tempo que ficaram no deserto (dt 29:5) e caia maná do céu alguma coisa milagrosa Deus fez, mas aí já é demais ficar aqui especulando ou criando teorias. Mas tenho certeza de que há dezenas de teorias por aí. Muitos ficam imaginando uma forma humana de explicar esses fenômenos e até esquecem de quem estamos falando, do todo Poderoso!

Eu até cheguei a pensar. Nossa já que as as aves não tinham onde pousar, elas iam até a arca, Noé pegava as aves e dava para os animais carnívoros, até um certo ponto, pois essas aves iriam emagrecer por falta de comida e uma hora todas iriam estar mortas por inanição. Mas como falei são teorias criadas para tentar explicar para os ateus as coisas de Deus, mas Deus é mais do que isso, quando você tem um verdadeiro encontro com Jesus não perde tempo questionando coisas que para muitos parecem absurdas, mas nosso Pai celestial é o criador de todas as coisas e com ele tudo é possível.

¹https://biblehub.com/commentaries/benson/genesis/6.htm
²https://biblehub.com/commentaries/genesis/6-3.htm
³Hebreus 11:7 NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário