quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Gênesis 11

No capítulo anterior, nós vimos as descendências de Noé. Aprendemos sobre alguns nomes importantes como Arfaxade de cuja linhagem vem Abraão e lá na frente o nosso Senhor Jesus Cristo.

Esse capítulo é dividido em duas partes: a primeira que vai dos versos 1-9 que trata da torre de babel e a história da divisão das línguas e a segunda parte vai dos versos 10-32, que são informações genealógicas.

Um nome importante aqui nesse capítulo é Abrão [só mais tarde o nome será mudado para Abraão]. E acredito eu que o objetivo do capítulo, além de falar da história das línguas, é falar da ligação genealógica de Noé até Abraão.

Então o capítulo começa falando da torre de Babel. Então os homens que já dominam a tecnologia de fabricação de tijolos e sabem usar betume para a construção resolvem fazer uma cidade e uma torre que chegasse até os céus, para que eles não se espalhassem pela terra e que os faria muito conhecidos. O Senhor então desce e vai ver essa obra deles e diz "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.". Então aí Deus decide confundi-los causando uma dispersão de línguas, de repente uns já não entendiam o que os outros falavam e ali o projeto parou.

Comentários e curiosidades

Sobre o objetivo da torre de Babel, como assim ficou conhecida, temos algumas teorias; a primeira é a do historiador judeu Flávio Josefo. Josefo¹ afirma que o objetivo da construção da torre seria evitar que eles perecessem em um segundo dilúvio. O comentarista Ellicott chama essa afirmação de tola. Os comentaristas² concordam que um dos principais objetivos, como está descrito no verso 4 "[...] não seremos espalhados pela face da terra", seria o de ficarem juntos num só lugar, mas isso causou a ira do Senhor pois ia bater de frente com o mandamento de Deus a Noé e a seus filhos no cap. 9:1 "[...] Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.". E também no verso 7 "[...] povoai a terra e multiplicai-vos nela.". E também por vaidade pois eles queriam ser famosos, verso 4 "[...] Assim nosso nome será famoso [...]". NVI.

Qual a idade de Tera quando Abrão nasceu?

No verso 26 está escrito que Tera [pai de Abrão] tinha setenta anos quando gerou a Abrão, Naor e Harã. No verso 32 está escrito que Tera morreu aos 205 anos ainda na terra de Harã [não confundir com Harã seu filho]. Agora no capítulo 12 verso 4 a bíblia diz que Abrão tinha 75 anos quando ele saiu de Harã para ir para Canaãn.
Vamos as contas: Tera gerou Abrão aos 70 mas morreu aos 205 ainda na terra de Harã, mas a bíblia diz que Abrão só saiu da terra de Harã após a morte do seu pai (Atos 7:4) e em Gn 12:5 a bíblia diz que Abrão tinha 75 anos quando saiu de lá para ir pra Canaãn. Então o mais óbvio seria dizer que Tera gerou Abrão quando tinha 135 anos [205-75 = 35].
Mas o texto diz que Tera não diz que ele teve todos os filhos na idade de 70. Vou mostrar outro exemplo na bíblia. Gn 5:32 diz que Noé tinha 500 anos quando gerou Sem, Cam e Jafé, mas em Gn 10:21 está escrito que Sem era o mais velho irmão de Jafé [há discussões sobre esse tema, mas não é meu foco discutir isso aqui, me atentarei ao que está escrito]. Como vimos aqui, Noé não gerou todos no mesmo ano, o mesmo pode ser aplicado ao caso de Tera.

¹A história dos Hebreus, cap 4
²Matthew Poole, Jamieson-Fausset-Brown

Nenhum comentário:

Postar um comentário