quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Gênesis 15

Depois da guerra entre os reis no capítulo 14, deus fala com Abrão em visão reafirmando sua aliança com ele. Deus diz "grande será sua recompensa.", mas Abrão já é um homem muito rico e mais bens não atrai tanto sua atenção, só há algo que ele ainda não tem que gostaria muito; um filho. Com isso em mente Abrão pergunta a Deus "[...] que me darás se continuo sem filhos [?] [...] Tu não me destes filho algum! [...]". O herdeiro de Abrão até então seria um de seus servos.

Então diz Deus que este [o servo] não será o seu herdeiro e que Abrão terá um filho natural, então ele leva Abrão para fora da tenda e usando as estralas como comparação o SENHOR diz pra Abrão que seus descendentes serão como as estrelas, incontáveis.

Abão pede pra Deus uma prova de que estas coisas vão acontecer. Deus então pede que Abrão lhe traga 5 animais diferentes para fazer um pacto com ele, uma forma de juramento [prova] em uma cerimônia que para nós parece muito estranha, mas como veremos nos comentários na época fazia muito sentido. Abrão então cai num sono profundo e Deus fala com ele em sonho falando acerca das coisas que irão acontecer com sua futura geração.

Agora vamos para curiosidades e comentários do texto

Para quê Deus pediu uma novilha, uma cabra e um carneiro e pediu para que os abrisse em dois?

Dentre as diversas formas de sacrifícios para os deuses dos povos antigos, temos o sacrifício de pacto, que consiste em uma cerimonia envolvendo um sacrifício e o juramento entre ambas as partes. Quem nunca, quando criança, foi pedido para jurar em nome de sua mãe por alguma coisa? Eu mesmo quando criança costumava dizer "Eu juro pela alma da minha mãe [...]" ou "Eu quero morrer se eu tiver mentindo." Na antiguidade isso existia, mas era feito de uma forma diferente. Na Mesopotâmia antiga por exemplo, as duas partes que iriam entrar em um pacto, ou acordo, sacrificavam um animal e faziam um juramento, que seria mais ou menos assim: "A cabeça desse cordeiro não é do cordeiro, é a cabeça de Mati'ilu se Mati'ilu não honrar contra este juramento, assim como a cabeça desse cordeiro foi cortada do seu corpo sua pata foi colocada em sua boca, que assim seja cortada a cabeça de Mati'ilu [se ele não honrar com sua palavra]". [tirado do livro A History of the Animal World in the Ancient Near East, p. 399. Billie Jean Collins, 2001].

O que são trevas densas e apavorantes?

Verso 12 trevas densas e apavorantes. Dentre as explicações que eu consultei que continha algo a respeito desta passagem "[...] trevas densas e apavorantes." NVI, pode significar uma sensação de pavor muito grande que servia para descrever todo o sofrimento que o povo de Israel iria sofrer no Egito¹

No verso 13 há uma profecia de Deus: o SENHOR fala pra Abrão que seus descendentes passarão 400 anos no Egito e serão escravizados. Aqui Deus não fala o motivo ou a razão de eles serem punidos. Há diversas interpretações ou tentativas de responder a essa pergunta, vou elencar algumas:

1. Shmuel² escreve que o motivo da futura escravidão dos descendentes de Abrão foi devido a falta de fé de Abrão quando ele disse em Gn 15:8 "[...] como saberei que hei de possui-la?". Quando Deus falou pra Abrão que ele herdaria a terra de Canaãn.

2. Outra explicação de outro rabino, Rav Moshe Ben Nachman², escreve que o motivo da escravidão foi porque Abrão não teve fé em Deus quando houve grande fome em Canaãn (Gn 12:10) e Abrão foi pro Egito, por esse motivo Deus decidiu castigar os descendentes de Abrão servindo de escravos no Egito.

Eu pessoalmente tenho dificuldade com essas duas explicações de que as futuras gerações iriam sofrer por causa de um suposto pecado presente, sendo que quem supostamente os cometeu foi Abrão e o mais estranho é que Deus fala pra Abrão no verso 15 que ele [Abrão] descansará em paz, ou seja seus últimos dias serão de paz. Mas isso não é incomum vindo de Deus. Antes que algum Teólogo EAD venha me criticar, eu vou logo dizer que há um precedente para isso. No livro de Reis (1 Rs 11) quando Deus decide castigar Salomão, ele [Deus] fala pra Salomão que não dividirá o reino em seu tempo, mas sim após sua morte, no tempo do seu filho Roboão. Mas há uma outra explicação que é a que eu mais acho provável, o Rabino David Kimchi [RaDaK]² diz que a resposta está em Ezequiel 20:8, que a escravidão se deu devido à idolatria de Israel quando estes estavam no Egito. Isso pode ser explicado pelo caso dos bezerros de ouro em Êxodo 32. Eles tinham que ter visto isso antes para quererem que fizessem esses tais bezerros.

¹Pulpit, Gill's, Cambridge Bible
²https://www.etzion.org.il/en/exile-egypt-process-or-punishment

Nenhum comentário:

Postar um comentário