quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Gênesis 8

No capítulo anterior, o dilúvio começa e estando Noé, sua família e todos os animais dentro da arca, tudo que está fora dela perece, [fora os peixes, óbvio].

No capítulo oito vamos ver o desenrolar do dilúvio. Deus então com todo seu poder faz com que as águas do dilúvio abaixem, até que a arca pousa sobre um monte e as águas continuam baixando de forma contínua. Passados 40 dias desde que os topos das montanhas ficaram a vista, Noé abre a janela e solta um corvo para ver se há terra a vista. Não encontrando Noé então solta uma pomba, esta não encontrando terra retorna para a arca. Sete dias depois Noé solta a pomba novamente e esta trás um a folha fresquinha de um pé de oliveira. Noé então espera mais sete dias, solta a pomba novamente e esta já não mais retorna.

Estando a terra completamente seca, Deus então fala para Noé "Saia da arca, você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles." Depois saiu todos os animais que estavam na arca.

Noé constrói um altar e faz oferece sacrifícios ao Senhor. Enquanto o Senhor sente o aroma agradável do sacrifício ele reflete e diz para si mesmo "Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância [...]"

Aqui a gente nota que Deus vê que o coração do homem é mau mesmo, não adianta ele exterminar todos, pois mesmo sabendo de tudo que aconteceu, é da natureza má do homem fazer o mal. Isso já é algo profético, pois Noé apesar de ser um homem justo as próximas gerações, contado com seus filhos, não.

Agora vamos para as curiosidades e comentários

Verso 1 "[...] Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas". Aqui antes de mais nada eu queria criticar a tradução da Almeida corrigida fiel, tanto na NVI quanto na ARA a tradução aqui no final tem o significado de baixar. A palavra onde tem "baixaram" é da raiz shakak (שְׁכַךְ) que significa baixar, reduzir, diminuir. Na Almeida corrigida fiel o texto diz "[...] e aquietaram-se as águas". O que leva o leitor a uma interpretação equivocada. Pois aquietar não tem nada a ver com baixar, salvo no sentido de baixar os ânimos, o que não é o caso aqui.
Voltando ao versículo, aqui diz que Deus fez soprar um vento sobre a terra e as águas baixaram; tal vento tinha a função de fazer com que a água evaporasse¹ baixando assim o nível das águas. Uma curiosidade que os comentaristas não se preocuparam em falar é que com todo esse volume de água evaporando é provável que as nuvens iriam ficar cheias novamente e prontas para precipitarem, ou seja, choveria novamente, e muito. Mas aí é um mistério que só Deus pode responder.

Verso 3 "As águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra" (ARA). "As águas foram baixando pouco a pouco sobre a terra". (NVI). Essas duas traduções não ajudam muito (risos). O original em hebraico é way·yā·šu·ḇū  ham·ma·yim mê-'al hā·’ā·reṣ (וַיָּשֻׁ֧בוּ הַמַּ֛יִם מֵעַ֥ל הָאָ֖רֶץ). A primeira palavra (da esquerda para direita) é way·yā·šu·ḇū (וַיָּשֻׁ֧בוּ) yā·šu·ḇū vem da raíz shub (Strong 7725) que quer dizer retornar; algo que retorna retorna para algum lugar, não é? A NVI diz que "baixaram" e a ARA que "recuaram", mas eu acredito que parte da água voltou para debaixo da terra (aquíferos, reservatórios subterrâneos) ou para as fontes do abismo.

Verso 4 A arca pousou nas montanhas de Arante. A princípio fiquei curioso sobre essa passagem, mas alguns comentaristas² concordam de que essa frase tem um significado literal, ou seja, o volume baixou, e a arca pousou no topo dessa montanha e ali ficou até que as águas baixassem em sua totalidade. Ah mas no próximo verso fala que no décimo mês [três meses depois] as águas foram baixando e os picos apareceram, mas antes não já não tinha aparecido os montes? Não, a arca pousou no monte Arante, o que pode significar que esse topo era bem mais alto que os outros³ ou que, como escreve Tayler Lewis (Pulpit) que na verdade essa parte mostra que os topos dos montes foram vistos de forma mais evidente, mas que já haviam aparecido

Por que Noé enviou um corvo e depois uma pomba?

Os reais motivos não sabemos pois a bíblia não nos conta isso, o que sabemos é que corvos se alimentam de carniça, então Noé [talvez] pensou que soltando um corvo ele iria procurar alguma carcaça e por lá ficar se alimentando [o que é estranho dado o tempo em que a terra ficou submersa], caso achasse, mas vendo que o corvo ficava dando voltas, Noé depois solta uma pomba. A pomba também não encontrando lugar para ficar ela volta para arca. Veja o interessante, a bíblia diz que a pomba volta pra arca, mas não fala se o corvo voltou, só diz que este ficou dando voltas.

Onde a pomba achou a folha de oliveira?

No pé de oliveira (risos). O intervalo entre a primeira vez que Noé soltou a pomba e a segunda vez é de sete dias. Eu tentei buscar alguma explicação para essa folha de oliveira, pois sete dias não é tempo suficiente para que uma árvore que estava submersa possa ter folhas, sem contar que as águas não baixaram de um dia para o outro, foram minguando, o que nos leva a pensar não foi no 2º dia, por exemplo, que a água baixou de vez e o pé de oliveira começou a brotar. Mas as coisas de Deus são assim, algumas coisas não dá pra explicar, se Jesus fez um paralítico andar  (Mc 2:11) por que ele não pode fazer nascer uma folha de uma oliveira em um dia, não é mesmo?

Por que a pomba não voltou da segunda vez?

Vemos que no verso 11 a pomba voltou com uma folha de oliveira, mas depois de mais sete dias Noé solta a pomba novamente porém ela não volta. A melhor explicação é a providência divina no verso 11, Deus fez a pomba trazer a folha de oliveira para Noé saber que as águas já tinham baixado, motivos: 1. que pomba não come folha de oliveira, 2. uma pomba não faria isso instintivamente, 3. a pomba naturalmente iria querer ficar na natureza, livre, comendo e curtindo sua liberdade. Outro exemplo sobre o poder de Deus sobre um animal está em 1 Samuel 6:12 onde duas vacas levam a arca da aliança para Israel. As vacas não sabiam o caminho nem para onde iriam e nem tinha ninguém na frente delas, na verdade iam atrás dela, quem as guiava senão Deus?.


¹Pulpit, Barne's, Gill's 
²Gill's, Matthew Poole, Barne's
³Cambridge Bible

Nenhum comentário:

Postar um comentário